A Pagtel, empresa de pagamentos móveis, está ampliando seu portfólio de produtos destinados ao consumidor final para conquistar mais espaço no mercado de Mobile Payment brasileiro. De acordo com um estudo da consultoria norte-americana Gartner, o valor total de pagamentos móveis globais será de US$ 170 bilhões em 2012, um aumento de 62% em relação ao ano anterior. Já a consultoria Yankee Group projeta que em 2016 este mercado atingirá US$ 1 bilhão em transações realizadas.
O objetivo da Pagtel é construir um menu de opções de serviços pelo celular, transformando-o em uma “wallet digital”. Neste sentido, estão sendo desenvolvidos serviços que vão desde o pagamento de delivery, compra de tickets e venda de jogos até a consulta de dados de veículos e cheques.
O primeiro produto lançado pela marca foi o Pagtel Delivery, uma solução para pagamentos de encomendas domiciliares, como restaurantes, lavanderias, pet shops, floriculturas, dentre outros. O objetivo do serviço é diminuir o tempo de espera por uma entrega do consumidor final, mas também proporcionar um meio de pagamento ao empresário na hora de fazer delivery.
Até o início do próximo ano, a Pagtel deve lançar mais três novos produtos que estão em fase de desenvolvimento e testes. Em parceria com a empresa de aplicativos e softwares interativos Tablet Commerce, a Pagtel criou um sistema de pagamentos para cardápios interativos de tablets. “O piloto está em testes em estabelecimentos de São Paulo e deverá ser oferecido ao mercado de forma massiva no início do ano que vem”, explica Felipe Regis Lessa, sócio e diretor de marketing da empresa. Em fase de desenvolvimento, estão outros dois produtos: o Pagtel ChequeReal, que permite a consulta de informações referente a cheques, e o Pagtel Renavam, que possibilita que compradores de automóveis usados e seminovos obtenham informações precisas sobre o estado destes veículos antes de efetuar uma compra.