As vendas de tablets no Brasil avançaram 134% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com igual período de 2012, totalizando 1,8 milhão de unidades, segundo dados da IDC Brasil. No entanto, em relação ao trimestre anterior, o relatório identificou uma queda inédita de 2% nas vendas.
Para Pedro Hagge, analista da IDC, dois fatores podem ter sido responsáveis pela retração nas vendas no período. "Os estoques elevados nos canais de vendas, abastecidos no segundo trimestre, e um projeto do MEC que adquiriu cerca de 600 mil dispositivos, entregues até trimestre anterior", diz.
Ainda segundo o estudo, 95% dos tablets comercializados no período têm sistema operacional Android, do Google, e 63% custaram menos que R$ 500. O preço médio apresentou uma redução de 28% em relação ao mesmo período do ano passado, um desconto de R$ 243. Já em relação ao trimestre anterior, o preço médio apresentou retração de 2%, chegando aos R$ 610.
A consultoria também aponta que o segmento doméstico segue com a maior fatia do mercado (88%), embora a participação do setor corporativo tenha apresentado crescimento, impulsionado principalmente profissionais que trabalham remotamente, pela facilidade da tecnologia 3G.
A expectativa da IDC Brasil para o quarto trimestre é que o mercado alcance o maior volume do ano, com 2,6 milhões de dispositivos vendidos, e que para todo o ano sejam comercializados 7,9 milhões de aparelhos, representando um crescimento de 142% em relação a 2012. Já para 2014, espera-se um volume acima de 10 milhões, um aumento de pelo menos 36% em relação a este ano.