A grande maioria dos sites de comércio eletrônico brasileiros (89,4%) aderiu à Black Friday, sexta-feira que sucede o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e já se tornou também uma das maiores promoções do varejo brasileiro, segundo o levantamento da BigData, encomendado pelo PayPal do Brasil. A pesquisa mostra que entre os grandes e-commerces, com mais de 500 mil acessos por mês, a adesão foi de 100%, enquanto entre os pequenos varejistas online, com menos de 10 mil acessos mensais, a participação chegou a 74,3%.
Os preços ofertados desmentiram os rumores sobre pseudopromoções na web, chamadas jocosamente de "black fraude". De acordo com a BigData, as ofertas, de fato, aconteceram e representaram oportunidades genuínas de descontos praticados pelos e-commerces. Em média, durante a sexta-feira do dia 27 de novembro, os preços cobrados caíram 30,86%, para R$ 372, na comparação com os preços praticados na internet brasileira quatro semanas antes.
A empresa começou a pesquisar os sites de e-commerce quatro semanas antes da BlackFriday e a capturar dados várias vezes ao dia para verificar produto e preço. "O mito de uma Black Friday cheia de promoções falsas caiu por terra. A data tem se firmado, e nossos números confirmam como o principal momento das vendas online no país", disse Francisco Rodrigues, head da BigData, empresa de captura e análise de dados e informações da internet.
As melhores promoções da Black Friday, segundo a empresa, foram encontradas nos grandes sites. Em relação a quatro semanas antes da promoção, os descontos oferecidos por e-commerces de maior porte chegaram a 51,99%, o que correspondeu a um preço médio de R$ 145. Já nos pequenos, o desconto médio oferecido foi significativamente menor, ou 20,43%, alcançando a cifra de R$ 440. O preço médio dos produtos, considerando todas as categorias, foi de R$ 538.
A Cyber Monday, segunda-feira posterior ao Dia de Ação de Graças nos EUA, adotada pelo varejo norte-americano para liquidar eletroeletrônicos, também teve grande adesão dos e-commerces locais. Promoções online neste dia tiveram a participação de 63,5% dos sites de vendas online no Brasil. O dia foi recheado de promoções online em 100% dos grandes e-commerces e em 60,10% dos pequenos. Entre os grandes sites, o preço médio cobrado — ou seja, a média obtida a partir de todos os preços coletados — foi de R$ 170, um desconto médio de 43,71% frente aos preços cobrados quatro semanas antes. Nos pequenos, o preço médio cobrado foi de R$ 496, um desconto médio de 10,31%.
O processo de captura de dados da internet usado pela BigData prevê o processamento de 2,5 petabytes semanalmente, extraídos de visitas a mais de 400 milhões de sites, dos quais são obtidos informações estruturadas e seus links. De acordo com Rodrigues, deste total de sites, 17 milhões estão no Brasil, sendo que 450 mil sites de comércio eletrônico, que foram pesquisados para a BlackFriday.