Varejistas e consumidores devem estar atentos ao aumento da ocorrência de fraudes online em todos os canais no período das festas de fim de ano, de acordo com novos dados de referência da ACI Worldwide. Os dados, baseados em centenas de milhões de transações de grandes varejistas mundiais, preveem mudanças comportamentais dos consumidores.
As principais descobertas apontam para um aumento significativo nas tentativas de fraude de cartão não presente (CNP), também conhecido como compra eletrônica. Segundo o estudo, uma em cada 86 transações houve uma tentativa de fraude, contra uma em cada 114 transações em 2014. As taxas de tentativa de fraude, em volume, aumentaram 30% na comparação com o ano passado, com os consumidores fazendo mais compras por meio de dispositivos online e com os emissores de cartões de créditos agindo de forma mais lenta para encerrar as contas após a atividade fraudulenta.
A ACI ressalta, porém, que a mudança para cartões de créditos mais seguros com chips EMV (em vigor nos EUA desde outubro) vai tornar o controle das transações com cartões de presentes mais rigoroso, fazendo com que os fraudadores se voltem a canais de comércio eletrônico.
Devido às recentes violações de dados e a contínua convergência para compras online, os varejistas não podem arriscar uma abordagem conservadora neste fim de ano as taxas de tentativa de fraude, por valor, aumentaram 33% em comparação com o mesmo período em 2014
A tendência atual aponta para montantes fraudulentos com valores mais baixos, mas com uma frequência maior. O valor do tíquete médio da fraude e as compras individuais realizadas por cartão de crédito de um varejista tiveram uma redução de R$ 9 ao longo do ano, indo de R$ 282 para R$ 273. Os custos mais baixos de transporte, diminuindo o custo dos bens e a ubiquidade dos cupons, são fatores que contribuem para um tíquete médio reduzido.
As emissoras de cartão de crédito ainda estão trabalhando em seus planos de implantação de chips EMV e os fraudadores sabem muito bem que há controles menos agressivos durante a entrada dos chips EMV.
"Quando falamos em fraude, 2015 é provavelmente a temporada de fim de ano mais arriscada para os varejistas que já existiu e é fundamental que eles se preparem para um significativo aumento no número de fraudes, em especial nos canais de comércio eletrônico", disse Mike Braatz, vice-presidente sênior de gestão de riscos de pagamentos da ACI Worldwide.