Hoje, em um mercado extremamente competitivo, ter soluções sob medida tornou-se um diferencial e uma importante tática para o crescimento das Startups. A experiência única oferecida por um negócio, o sentimento de exclusividade, pode ser determinante na escolha do cliente. Além disso, favorece o relacionamento, a satisfação, e, consequentemente, reduz o índice de desistência.
Um estudo da Zendesk, o Relatório Cx Trends 2023, revelou que os clientes esperam cada vez mais experiências imersivas, que 59% dos entrevistados preferem experiências personalizadas, por meio da coleta de dados.
A consultoria customizada é extremamente importante nas tomadas de decisões, no crescimento empresarial. Afinal, o modo tradicional, padronizado, muitas vezes, não consegue se adequar completamente às demandas de um negócio. E, por isso, as Startups estão se diferenciando das organizações já existentes. As soluções sob medida são os grandes diferenciais competitivos das empresas emergentes.
Por operarem com agilidade e serem menos burocráticas do que as companhias maiores, as startups conseguem uma interação ainda mais assertiva com o cliente. E, consequentemente, em um cenário em que os serviços padronizados já não bastam, o crescimento dessas empresas toma força.
Segundo dados de um relatório feito pela plataforma especializada em negócios Cortex Intelligence em parceria com a rede de empreendedorismo Endeavor, as startups tornaram-se comuns em vários setores da economia e já chegam a mais de 12 mil no Brasil.
Como fontes de inovação e vistas como ecossistemas que possibilitam o desenvolvimento de táticas específicas, essas empresas em estágio inicial estão ganhando mercado. No 3º trimestre de 2024, de acordo com o Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs), em comparação ao mesmo período no ano anterior, as empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais apresentaram avanço de 8,6%.
Hoje, a vantagem competitiva dos pequenos negócios está na capacidade de entender com mais precisão as dores e os desejos dos clientes, entregando ainda mais eficiência e melhor experiência.
Daniel Katumata, CEO da Rocket Consulting.