IA generativa em marketing: explorando o potencial além da superfície

0

A inteligência artificial generativa (GenAI) está se tornando uma aliada de peso para os departamentos de marketing globais, impulsionando a eficiência e a produtividade. As aplicações mais usuais até o momento incluem criação de conteúdo, geração de imagens e personalização de campanhas.

Porém, ao nos aprofundarmos no potencial que essa tecnologia oferece, percebemos que ainda existem muitas possibilidades a serem exploradas. Sabemos que áreas como marketing e CRM possuem diversas tarefas que podem ser aprimoradas ao utilizar o grande volume de informações coletadas em ações e campanhas anteriores. Basta buscar padrões e comportamentos presentes nesses dados.

Um estudo do SAS com a Coleman Parks Research indica que empresas brasileiras que expandiram o uso da IA generativa no marketing além do trivial apresentaram ganhos significativos, como aumento da satisfação dos colaboradores, redução de custos operacionais e melhoria na retenção de clientes, entre outros benefícios.É possível listar diversos processos que podem ser aprimorados utilizando essa tecnologia. Eu destacaria especialmente o potencial da GenAI para segmentação de público-alvo, ampliação do alcance das campanhas e um mapeamento mais preciso da jornada do cliente — processos essenciais para impulsionar os resultados da área. Esses são alguns pontos em que se coletam grandes volumes de informações que, em geral, demandariam um conhecimento técnico e orientado a dados para extrair o máximo de valor.

Olhando por esse ângulo, o futuro da GenAI no marketing parece promissor, com diferentes possibilidades de aplicação. Os profissionais da área também demonstram grande interesse em aprender e fazer o melhor uso dessa tecnologia para otimizar o tempo e os recursos empregados em processos ainda manuais.

Desafios e possíveis caminhos

Ao longo da implementação de novas tecnologias, é comum encontrarmos algumas barreiras, especialmente em projetos mais disruptivos. No Brasil, a maior parte dos CMOs (Chief Marketing Officers) ainda não compreende totalmente o valor estratégico dessas ferramentas para alcançar os objetivos de negócios.

Nesse cenário, o primeiro desafio é justificar a adoção dessa tecnologia e demonstrar o retorno sobre o investimento (ROI). Para superar esse obstáculo, é importante alinhar os processos que serão aprimorados às métricas corporativas do departamento e da empresa, tais como conversão de campanhas, custo de aquisição de clientes, além do engajamento e satisfação deles.

Outro ponto importante ao considerarmos uma adoção mais sofisticada da IA generativa pelos departamentos de marketing no Brasil é a lacuna de competências, que se destaca em relação ao cenário global. Para superar esse entrave, iniciativas como eventos e treinamentos são cruciais para informar o mercado e capacitar profissionais visando a utilização da GenAI de forma eficaz e estratégica.

 

A governança e a segurança dos dados também são preocupações fundamentais para os CMOs, uma vez que, para obter bons resultados com a IA generativa, é necessário utilizar um grande volume de informações. Estruturar processos de governança que garantam a qualidade e a proteção dos dados é essencial para o crescimento seguro e abrangente da IA generativa, evitando riscos de vazamento ou uso indevido de informações.

Apesar desses desafios, a GenAI oferece oportunidades interessantes para os tomadores de decisão em marketing. A tecnologia pode ajudar a melhorar a eficiência dos processos, personalizar a experiência do cliente e gerar insights valiosos a partir dos dados. No entanto, os profissionais precisam adotar uma abordagem estratégica e bem planejada, alinhada com os objetivos de negócios da empresa. Acima de tudo, é preciso ampliar os horizontes e se questionar: o que mais é possível fazer com a IA generativa além da superfície?

Para que a GenAI realmente transforme o marketing, será necessária uma combinação de capacitação, governança de dados e avaliação de ROI. Ao enfrentar essas complexidades de maneira proativa, o potencial da inteligência artificial generativa pode ser desbloqueado, permitindo que profissionais se dediquem a atividades de alto valor agregado e apoiem o crescimento de seus negócios.

Lyse Nogueira, especialista em Gen AI e Customer Intelligence na área de Customer Advisor do SAS Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.