As empresas WPS e PERTO, dois dos principais players no mercado de automação para estacionamentos no Brasil, anunciaram uma fusão estratégica que integra o melhor do hardware desenvolvido pela PERTO com a expertise tecnológica amplamente reconhecida da WPS. Com a união, o grupo WPS Brasil passa a ser responsável por mais de dois mil estacionamentos automatizados, com cerca de cem milhões de carros circulando diariamente em estacionamentos com as tecnologias das marcas, como controle de entradas / saídas / totens de pagamento automatizados de fabricação própria, soluções de software flexível e com diversas integrações, elaboração de projetos personalizados, e plataformas Web de gestão remota.
O grupo espera registrar um crescimento anual 20% maior a partir da atuação conjunta, que tem como principal objetivo oferecer ao mercado soluções de ponta para estacionamentos, combinando qualidade, inovação e eficiência operacional, entregando ao mercado a solução mais confiável e flexível para atender todos os negócios com controle, pagamentos e passagens de veículos. Além disso, a fusão cria oportunidades para expansão internacional para mercados estratégicos na América Latina.
A adoção de soluções como pagamentos virtuais, segmentação de vagas e estacionamentos automatizados focados no reconhecimento da placa veicular está em expansão, criando oportunidades para empresas como a WPS, que já oferece soluções Free Flow para estacionamentos instalados em mais de 20 shopping Centers. Segundo Thomas Elbling, então CEO da PERTO e que agora passa a atuar como CEO da WPS Brasil, "a fusão das marcas combina a expertise em controle de acesso e pagamento digital com a tecnologia de sensores e gestão de espaços. Essa parceria nos permitirá acelerar a expansão da infraestrutura necessária para estacionamentos inteligentes e mobilidade sustentável, além da integração com tecnologia de rodovias e pagamento digital, proporcionando uma experiência mais fluida e ágil para os usuários".
De acordo com Rodrigo Ricardi, que passa a assumir a direção geral da WPS Brasil, "não há hoje na América Latina nenhum outro grupo com mais de 100 milhões de carros transitando diariamente em mais de 2 mil estacionamentos automatizados e controlados pela tecnologia das duas marcas. A WPS é referência em todo o Brasil, contando com sistemas instalados nos 26 estados, e a chegada da PERTO traz a oportunidade de expandir e fortalecer a atuação das marcas em países como Paraguai, Peru e Argentina, além da atuação já existente no Uruguai. Será uma oportunidade excelente para levar tecnologia brasileira para outros países".
Ricardi ainda complementa que o grupo está comprometido com a inovação e geração de valor para os estacionamentos de nossos clientes prontos para aprimorar as soluções existentes e criar experiências de acesso aos usuários. "Com uma base de clientes maior e ainda mais diversificada, vamos oferecer soluções personalizadas e atender as necessidades específicas de cada negócio. Não há dúvidas de que a nossa evolução será contínua".
Para o CEO, "a WPS conta com um time altamente qualificado e com profundo conhecimento técnico no setor, além de possuir uma relação de proximidade e confiança com os grandes clientes do mercado, fortalecendo ainda mais as bases para o sucesso conjunto", reforça. O time administrativo da WPS se manteve para dirigir a empresa nessa nova fase, que continuará operando com sua identidade atual até segunda ordem.