Para conhecer mais sobre os hábitos de consumo de computadores, a divisão de sistemas pessoais da HP Brasil encomendou uma pesquisa para a empresa Direkt. O estudo foi realizado durante os últimos seis meses, em São Paulo, com compradores de desktops para uso doméstico.
O primeiro aspecto apresentado é que há duas motivações principais para a aquisição de um desktop. Uma delas é a funcional, ou seja, acesso à informação, ferramentas de comunicação e entretenimento. A outra é a motivação emocional: a maioria dos entrevistados afirmou que hoje em dia não consegue ficar sem um computador e que o equipamento possui o mesmo papel que a televisão tinha há alguns anos.
A decisão de compra de um computador é baseada principalmente na qualidade, na marca e no preço dos equipamentos. Foi apontado que a marca mais conhecida, bem avaliada e desejada pelos consumidores, é a HP. Esta, segundo os entrevistados, é a que mais transmite tranqüilidade, devido à garantia e ao suporte técnico oferecidos. Dos compradores HP, cerca de 20% tinham como fator fundamental para a compra a qualidade do produto e 10,4% consideraram o desempenho e velocidade da máquina. Para 8,2% desse grupo, o design foi o item mais importante, enquanto a marca HP foi essencial para cerca de 7%.
O perfil dos consumidores de PCs, detectado pela pesquisa, é muito ativo e com necessidade constante de informação. Apesar disso, o acesso a internet ainda é visto como meio de lazer. Todas as pessoas entrevistadas possuem uma relação forte com tecnologia e o principal motivo para a aquisição de um desktop foi o uso da internet. Dos consumidores de computadores HP foi notado que 65% acessam a internet via banda larga e 35% por meio de banda estreita. O acesso à web em residências aumenta durante a noite, quando as pessoas retornam para suas casas e têm mais tempo para atividades pessoais. O tempo de conexão dura em média de uma a duas horas por dia.
Apesar de o desktop para a casa ser para uso pessoal, ele pode ser estendido a outros membros da família. Contudo, a maioria das pessoas decidiu sozinha pela compra e o processo entre a escolha e a aquisição do produto durou menos de um mês. A busca por informações geralmente aconteceu em lojas, revendas, amigos, jornais e internet.
Quanto ao local da compra, 73% dos consumidores optaram por grandes redes de varejo. Isso demonstra a necessidade, por parte dos clientes, de ver o produto e testar suas aplicações no momento da compra. Outro aspecto interessante que o estudo detectou é a tendência dos consumidores em adquirirem monitores de cristal líquido (LCD), em vez de tubo de raios catódicos (CRT). Este dado é confirmado pela HP, que do total das vendas de monitores, 60% são LCD.
De acordo com a pesquisa, os consumidores atuais não procuram somente equipamentos básicos, estão dando mais valor aos acessórios e configurações opcionais, como leitor/gravador de DVD, placa de vídeo, etc. Esse fator talvez esteja acontecendo devido à maior experiência e conhecimento das tecnologias e também pelo fato dos brasileiros estarem adquirindo seu segundo equipamento.