Outsourcing focado só em corte de custos inibe inovação comercial, diz estudo

0

Uma pesquisa conduzida pela Quint, empresa de consultoria e treinamento especializada em gerenciamento de serviços, governança e melhoria do desempenho de TI, revela que, para 75% das companhias, a redução de custos ainda é a principal razão para a adoção do outsourcing de TI. O estudo constatou, no entanto, que o foco apenas no corte de gastos tem impacto negativo na inovação comercial das empresas.

Outra descoberta da pesquisa é que o mercado de outsourcing continua amadurecendo, e as empresas tendem a se tornar mais seletivas nas terceirizações. Segundo o estudo da Quint, entre os fornecedores de outsourcing, 50% obtêm sucesso em poupar gastos conforme acordos firmados com seus clientes. Mas metade desse grupo tem muitas restrições relacionadas à capacidade de inovar devido ao fato dos contratos de outsourcing motivados pela redução de custos geralmente serem inflexíveis, não permitindo liberdade para inovação. Ou falham ao não documentar isso.

De acordo com a Quint, a maioria dos contratos de outsourcing de TI ainda são voltados para infra-estrutura. A necessidade de conter custos e de focar nas atividades pertencentes ao core business da empresa reforçam a popularidade desse tipo de terceirização.

A pesquisa também mostra um forte crescimento no mercado de outsourcing. Comparada à de 2004, a proporção de empresas que terceirizaram a administração e o desenvolvimento de aplicações cresceu de 15% para 32%. A expectativa é que essa tendência continue. Segundo a Quint, em vez de terceirizar toda a TI, as companhias estão escolhendo apenas certos itens, como infra-estrutura de TI, o que, segundo a empresa, demanda uma política de outsourcing mais extensiva e um controle mais profissional da organização.

?O outsourcing das aplicações de TI pode dar uma valiosa contribuição para a inovação comercial?, disse Arno IJmker, sócio da Quint. ?O outsourcing analisado e planejado pode levar a uma parceria estratégica entre fornecedor e parceiro. Essa parceria estimula os parceiros a serem inovadores, e também a manter suas características distintas, que caminham para uma constante melhoria dos processos de negócio?, finaliza.

A pesquisa envolveu 107 executivos de TI de companhias na Europa e América do Sul (especialmente do Brasil) de diversos setores. Especialistas em outsourcing de TI foram entrevistados para garantir informações mais qualitativas. O número de funcionários das organizações participantes varia de cem a mais de 10 mil, e os orçamentos para TI vão de 50 mil euros a mais de 200 milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.