Após a chamada web 2.0, que trouxe para a internet possibilidades maiores de interação e compartilhamento de conteúdo, os próximos passos da rede mundial devem ser a criação de serviços virtuais gratuitos e as buscas inteligentes, que hierarquizam os resultados de acordo com o significado das palavras, e não apenas de acordo com índices aleatórios da incidência dos caracteres.
A análise é da fornecedora de aplicações para software Icon, que apontou as principais tendências da nova fase da internet, chamada de web 3.0. Veja, a seguir, as projeções do estudo:
. Aplicações móveis inteligentes: em vez de fornecer apenas informações aos usuários, os desenvolvedores estão cada vez mais voltados a criar serviços baseados na localização das pessoas, dizendo, por exemplo, quais os amigos dessa pessoa que estão por perto em determinado momento.
. Mapas: a possibilidade de qualquer um criar seu próprio conteúdo e publicá-lo tem feito com que cada vez mais pessoas comecem mapas de interesse específico, como caminhadas, ou esportes radicais.
. Agendas: a maioria das pessoas ainda usa o papel para anotar seus compromissos, mas a Icon acredita que os avanços da internet tornarão as agendas digitais cada vez mais acessíveis e parecidas com as tradicionais, popularizando o serviço.
. Colaboração: o movimento de universalização da produção de conteúdo acabou por criando meios de comunicação específicos para determinados assuntos, então, de acordo com a fornecedora de soluções, os sites passarão a ser feitos por entusiastas desses assuntos.
. Música: aplicações como o Blip.fm, uma espécie de Twitter para música, têm se tornado o caminho para acessar músicas de forma gratuita na internet. A Icon acredita que a tendência serão os sites de streamming.
. Ferramentas em redes sociais: os usuários desses sites têm se tornado cada vez mais exigentes em relação às possibilidades de interação na internet, e os desenvolvedores de aplicativos estão vendo nascer um novo mercado de ferramentas para intermediar as relações entre as pessoas.
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