O Firefox, da Mozilla, ultrapassou o Internet Explorer, da Microsoft, e tornou-se o navegador de internet mais usado pelos internautas na Europa em dezembro de 2010, de acordo com a empresa de análise de dados on-line StatCounter. No mês, o Firefox foi usado por 38,11% dos internautas europeus enquanto o Explorer registrou 37,52% de participação. Em novembro, o browser da Microsoft detinha 38,91%, contra 38,5% do navegador da Mozilla.
Apesar do acirramento da disputa, os dois sistemas tiveram queda de partipação de mercado. O único que registrou crescimento foi o Chrome, do Google, que ficou na terceira posição, saltando de 5,06%, em dezembro de 2009, para 14,58% no mês passado. Isso significa que o navegador do Google quase triplicou o market share na comparação anual.
Um dos fatores que pode ter afetado a participação do Explorer foi o acordo antitruste celebrado em 2009 entre a Microsoft e a Comissão Europeia, que obrigou a empresa a permitir que o Windows aceitasse navegadores de internet concorrentes. Anteriormente, o Explorer vinha como browser padrão no sistema operacional.
Globalmente, o Explorer ainda mantém a liderança do mercado com 46,9% de participação em dezembro de 2010, enquanto o Firefox possui 30,7%. O Chrome conta com 14,8% do mercado, seguido pelo Safari, da Apple, (4,79%) e pelo Opera, da norueguesa Opera Software (2,07%).
As estatísticas da StatCounter se baseiam na coleta de 15 bilhões de páginas web vistas em uma rede global de mais de 3 milhões de sites monitorados.
- Navegadores