O número de usuários da rede social Google+ já superou 60 milhões e deve atingir 400 milhões até dezembro deste ano. Essas previsões, não oficiais, são do fundador do site Ancestry.com, Paul Allen, que realiza centenas de pesquisas sobre sobrenomes na rede social a cada semana.
Allen informa em seu blog que acompanha o desempenho do Google+ desde que o próprio site de buscas divulgou a marca de 10 milhões de usuários, atingida em apenas duas semanas após o anúncio do serviço e antes de o mesmo ser totalmente aberto ao público.
O rápido crescimento do início, entretanto, desacelerou. Foram necessários três meses para que a rede atraísse 40 milhões de usuários. O que Allen percebe, agora, é um grande ressurgimento, que resultou em 62 milhões de usuários no total, nesta semana.
Ele atribui a aceleração a um conjunto de fatores, inclusive propaganda positiva boca a boca. Mas alguns analistas já questionam se esse número de assinantes significa uso efetivo da rede. No caso do Facebook, seus administradores informam que a rede abriga 800 milhões de usuários ativos — aqueles que acessam uma página ou usam uma aplicação do Facebook.