A InterDigital, desenvolvedora de tecnologia sem fio e de equipamentos de telecomunicações, pediu à Câmara de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) a proibição da importação de certos aparelhos fabricados pela Samsung, Nokia, ZTE e Huawei, ao alegar que infringem sete de suas patentes.
Segundo informa o jornal britânico Financial Times, a companhia alega que as fabricantes "se envolveram em práticas comerciais desleais" com a venda de telefones celulares, cartões de memória USB, hotspots móveis, laptops e tablets que supostamente infringem patentes relacionadas a dispositivos sem fio 3G e 4G.
"Enquanto a grande maioria de nossas dezenas de licenciados reconhecem nossas contribuições e optam em licenciar o nosso portfólio, em outros casos, somos forçados a recorrer a ações legais", declarou o presidente da divisão de patentes da InterDigital, Lawrence Shay.
Ainda de acordo com a publicação, a ITC tem 30 dias para decidir se iniciará uma investigação sobre as alegações da InterDigital.