A Qualcomm Technologies, Inc. anunciou nesta quarta-feria, 4, a mais recente adição ao seu crescente portfólio de produtos Snapdragon Digital Chassis com a introdução do Snapdragon Ride Flex SoC. O Flex SoC foi projetado para suportar cargas de trabalho de criticidade mista em recursos de computação heterogêneos, permitindo que as funções de cockpit digital, ADAS e AD coexistam em um único SoC.
Projetado para atender ao mais alto nível de segurança automotiva, o Flex SoC permite uma arquitetura de hardware para suportar isolamento, ausência de interferência e quality-of-service (QoS) para funções ADAS específicas e vem equipado com uma ilha de segurança Automotive Safety Integrity Level D (ASIL-D).
Além disso, o Flex SoC pré-integra uma plataforma de software que suporta operação simultânea de vários sistemas operacionais, habilitação de hipervisor com máquinas virtuais isoladas e sistema operacional (SO) em tempo real com uma Arquitetura de Sistema Aberto Automotivo – Automotive Open System Architecture (AUTOSAR) – para atender aos requisitos de carga de trabalho de criticidade mista para sistemas de segurança de assistência ao motorista, clusters reconfiguráveis digitais, sistemas de infotainment, sistemas de monitoramento de motorista – driver monitoring systems (DMS) – e sistemas de assistência ao estacionamento.
O primeiro SoC Snapdragon Ride Flex tem início de produção esperada a partir de 2024.