Executivos do Google na Itália podem ser presos por exibição de vídeo

0

Quatro executivos da subsidiária italiana do Google foram a julgamento nesta quarta-feira, 4, em um caso que investiga a responsabilidade da empresa pela divulgação de produtos ou serviços que ofendem o público ou que violam a privacidade das pessoas. Entre eles estão David Drummond, diretor jurídico do Google, e Peter Fleischer, principal executivo da área de privacidade da companhia.
O processo foi movido pelo procurador Francesco Cajani, que acusa a empresa de exibir no YouTube o vídeo de um menino com deficiência sendo ameaçado por quatro jovens, segundo o jornal Financial Times.
Os quatro, que não estavam presentes no tribunal, poderão pegar até três anos de prisão se forem considerados culpados das acusações de difamação e de não conseguirem proteger a privacidade do menino. O desfecho do caso, que está sendo julgado no Tribunal Criminal Milão, foi adiado para o dia 18 deste mês.
A ação penal é a primeira apresentada contra pessoas ou uma empresa envolvendo violação de privacidade, disse Trevor Hughes, diretor da Associação Internacional de Profissionais de Privacidade. Segundo ele, o caso mostra como companhias internacionais, com abordagens padronizadas para privacidade e à proteção de dados, se arriscam por relegarem os fatores culturais locais, mesmo quando seguem a letra da lei. "Há sensibilidades culturais e expectativas do consumidor", disse ele. "Na Europa, a privacidade é vista como um direito humano fundamental."
Embora o Google não tenha enfrentado acusações de quebra de privacidade como essa antes, o caso revela a inexistência de uma lei, rígida o suficiente para remover material protegido por direitos autorais exibidos no YouTube.
O procurador italiano argumentou que o Google deveria ter agido para impedir a difusão das imagens e que, ao não fazê-lo, violou a privacidade do menino. A empresa, por seu lado, alega que retirou o vídeo o mais depressa que podia, e que tem cooperado com os investigadores na identificação dos quatro rapazes envolvidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.