A Lenovo informou nesta quinta-feira, 4, que fechou o terceiro trimestre do seu ano fiscal 2009/10, encerrado em 31 de dezembro, com lucro líquido de US$ 80 milhões, revertendo prejuízo de US$ 97 milhões registrado em igual período do exercício fiscal anterior.
A fabricante chinesa atribui a recuperação à retomada da demanda por PCs, que totalizou receita de US$ 4,78 bilhões entre outubro e dezembro do ano passado, ante vendas de US$ 3,59 bilhões em igual período de 2008, crescimento de 33,2%.
Segundo a Lenovo, no trimestre houve uma expansão de 42% no volume de vendas de PCs. Levando em consideração apenas os chamados mercados emergentes, a companhia afirma ter comercializado 52% a mais de computadores.
Ainda segundo a fabriante, a receita com a venda de notebooks, que também incluem os netbooks, cresceu 46%, representando 62% do total, enquanto que a receita com desktops registrou aumento de 17%. Em volume de unidades vendidas, o segmento de notebooks registrou alta de 68% e o de desktop, de 18%.
Para os próximos trimestres, a Lenovo estima manter o ritmo acelerado de expansão e frisou que o ciclo de renovação dos parques de PCs das empresas deve ser postergado para o segundo semestre deste ano.
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