O ano de 2010 fechou com vendas de 13,3 milhões de computadores pessoais no Brasil. O resultado representa um aumento de 17% em relação a 2009, de acordo com estudo da IT Data divulgado nesta sexta-feira, 4. Segundo a análise, a demanda por notebooks superou a de desktops, representando 51% do total. Somente no período do Natal, as vendas de PCs registraram alta de 15%.
A consultoria aponta a queda de 11% nos preços dos computadores pessoais com um dos fatores que contribuíram para o bom desempenho das vendas, que também foram puxadas pelo declínio dos preços de componentes em razão do recuo do dólar e da intensa concorrência entre os fabricantes. A IT Data ressalta que, com a redução dos preços dos PCs, a classe C, que tem rendimento entre dois a cinco salários mínimos, foi a responsável pelo maior consumo de PCs no ano passado.
Para este ano, a empresa estima que sejam vendidos 14,8 milhões de PCs no mercado nacional, resultado que, se confirmado, representará uma expansão de 12% na comparação com 2010.
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