A Zoho, anunciou nesta sexta-feira, 4, que sua plataforma de colaboração e comunicação, Workplace, agora atende mais de 16 milhões de usuários em todo o mundo. A empresa atribui esse crescimento substancial à crescente demanda de negócios por aplicativos com os mais altos padrões de privacidade do usuário, bem como custos crescentes de outros fornecedores de plataformas de colaboração. Desde o início da pandemia, a adoção do Zoho Workplace acelerou à medida que empresas de todos os tamanhos migraram para o trabalho remoto digital.
Crescimento recorde
Em 2021, o Zoho Workplace teve um crescimento de 34% ano a ano, com mais de 40% das novas migrações provenientes do Google e da Microsoft. O impulso foi forte em todos os segmentos, com a base de clientes de pequenas e médias empresas aumentando 40%, as de médio porte crescendo 36% e as empresas expandindo mais de 20%.
Poucos dias após o anúncio do Google de que encerraria a edição gratuita do Workspace em janeiro de 2022, a plataforma Workplace da Zoho experimentou um aumento de 120% nas migrações de domínios hospedados pelo Google. A demanda por Workplace foi impulsionada pelas realidades da pandemia, que continua a afetar o crescimento e a receita das empresas em todo o mundo. Aumentos imprevistos nos custos operacionais estão dificultando a recuperação das empresas.
Sem surpresas
"A Zoho é a única entre seus concorrentes de suítes de produtividade que não aumentou custos em 2022 e nem removeu as suas ofertas freemium", comentou Thomas Randall, analista sênior de pesquisa do Info-Tech Research Group. "Outros fornecedores justificaram os aumentos de preços por causa dos ganhos adicionais que acreditam que os seus clientes tiveram durante a pandemia, em função do uso de suas ferramentas. No entanto, as ofertas 'freemium' e a manutenção dos preços têm sido fundamentais para muitos clientes e empresas se manterem vivos e ativos durante os lockdowns da pandemia. E, agora que essas ofertas estão em falta, a Zoho provavelmente vai ver uma demanda maior pelos seus serviços Workplace, pois os clientes buscam um ROI forte para softwares de produtividade e colaboração", acrescentou Randall.
"A execução e a persistência ao longo prazo são uma marca registrada da Zoho e o nosso investimento no Zoho Workplace demonstra isso. O mercado já viu os fornecedores oferecendo centenas de assentos de graça para conquistar participação de mercado e, eventualmente, desligá-los", disse Raju Vegesna, evangelista-chefe da Zoho. "O tempo todo, o Zoho Workplace tem sido consistente na entrega de valor ao cliente e na alta velocidade contínua de inovação. Nossa abordagem sem anúncios e o nosso respeito à privacidade do usuário vai ser uma surpresa agradável para os usuários que vêm de serviços alternativos 'gratuitos'."
Benefícios de manter tudo em um só lugar
Os aplicativos de colaboração contextual incorporados aos aplicativos de negócios oferecem benefícios adicionais. "Usando o Zoho Workplace, conseguimos fechar 12% mais negócios, bem como aumentar os serviços com o nosso maior cliente", disse Marc Fishman, diretor de vendas e marketing do Call Center Sales Pro. "A capacidade de nossos agentes e da nossa equipe sênior se comunicarem perfeitamente, sem forçar a abertura de várias guias e sistemas, permite que o CCSP sempre acelere para liderar – sendo capaz de nos manter responsivos aos nossos clientes e responsáveis perante os supervisores. Isso tem sido crucial para nosso sucesso em navegar no espaço B2B em constante e rápida mudança."
Preços
O Zoho Workplace está disponível em três versões: Padrão por US$ 3 por mês, Profissional por US$ 6 por usuário por mês e Zoho Mail por US$ 1 por usuário-mês.