Itaú Unibanco ingressa no Instituto de Inteligência Artificial Centrada no Humano de Stanford

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O Instituto de Inteligência Artificial Centrada no Humano de Stanford (HAI, na sigla em inglês) acaba de anunciar que o Itaú Unibanco juntou-se ao Programa de Indústrias Afiliadas do Stanford HAI. O programa reúne a indústria com especialistas de Stanford para explorar oportunidades de pesquisa, políticas e educação centradas na construção e implementação responsável da inteligência artificial.

Como novo afiliado, o Itaú Unibanco colaborará com professores e estudantes para avançar na pesquisa aplicada de inteligência artificial centrada no humano. O banco está particularmente interessado em tópicos que fazem a ponte entre a teoria e o uso prático da IA, incluindo IA responsável, novas interfaces humano-máquina e aprimoramento do raciocínio de grandes modelos de linguagem — especialmente no setor financeiro e para a sociedade em geral.

"A missão do Stanford HAI é avançar na pesquisa, educação e políticas de IA que priorizem o impacto humano", afirma James Landay, co-diretor do HAI. "Colaborar com o Itaú Unibanco nos oferece uma excelente oportunidade para explorar como a IA pode transformar o setor de serviços financeiros de maneiras que beneficiem indivíduos, empresas e comunidades globalmente", complementa.

"Como a primeira empresa latino-americana a se juntar ao programa, estamos muito orgulhosos e animados para compartilhar nossos aprendizados e absorver boas práticas de todo o mundo no uso de IA. Acreditamos que humanos e tecnologia devem evoluir lado a lado, pois o verdadeiro potencial da Inteligência Artificial só pode ser alcançado quando os combinamos", diz Carlos Eduardo Mazzei, diretor de Tecnologia do Itaú Unibanco.

O Programa de Indústrias Afiliadas do HAI envolve empresas que compartilham a missão do HAI de avançar na pesquisa, educação, política e prática de IA para melhorar a condição humana. O programa oferece a oportunidade para os membros interagirem com professores e pesquisadores de Stanford por meio de linhas de pesquisa em colaboração, experiências educacionais, palestras, entre outras iniciativas.

Inteligência artificial no Itaú

Com mais de mil modelos aplicados, o Itaú utiliza a inteligência artificial há anos como diferencial competitivo. A instituição conta com mais de 430 cientistas de dados e 60 engenheiros de machine learning trabalhando com foco no desenvolvimento e implementação de soluções. Especificamente em IA generativa, possui mais de 400 casos de uso e mais de 450 profissionais diretamente ligados à essa frente. Em novembro de 2024, o banco lançou a Inteligência Itaú, solução conversacional própria que auxilia clientes em necessidades transacionais e de gestão financeira.

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