Rio de Janeiro terá escola de alta tecnologia

0

O Rio de Janeiro ganhará um núcleo do Geração Oi, programa de desenvolvimento de tecnologias educacionais, que contará com uma escola de alta tecnologia, uma Fábrica de Cultura Digital ? voltada para busca de novas soluções de ensino ? e um Centro de Disseminação do Conhecimento.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e o Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi. O convênio para implantação da escola foi firmado nesta terça-feira (4/3) entre o presidente do Oi Futuro, José Augusto da Gama Figueira, e a secretária de estado de Educação, Tereza Porto. O Geração Oi capacitará os jovens para as novas tecnologias do mundo contemporâneo.

A unidade, que será inaugurada em maio, com capacidade para atender 600 jovens, será montada em uma antiga central telefônica da Oi na Rua Uruguai, no bairro da Tijuca, que está sendo totalmente reformada. Além da formação no ensino médio, os jovens receberão certificação em tecnologia e produção digital quando concluírem o curso. Em três anos, os alunos, que estudarão em período integral, vão receber 800 horas de especialização. A meta é preparar jovens que, no futuro, possam ter facilidade para atuar em profissões modernas como, por exemplo, roteiristas, programadores, designers e gestores para atuar com TV digital, internet, celular, jogos eletrônicos e outros canais.

O Geração Oi desenvolverá metodologias de aprendizagem baseadas nas tecnologias de informação e comunicação, de forma a contribuir para inserção dos jovens no cenário atual de evolução tecnológica. ?A Secretaria tem muito interesse em investir em projetos pedagógicos que levem tecnologia para a educação. A parceria com o Oi Futuro será fundamental nesse processo?, afirma a secretária de estado de Educação do Rio, Tereza Porto.

?A Educação de qualidade, contemporânea, inovadora, é capaz de transformar o Brasil que temos no Brasil que queremos. Inserir as novas tecnologias no contexto da escola pública é fundamental para o jovem atender às demandas do século 21?, ressalta a diretora de Educação do Oi Futuro, Samara Werner.

Mercado profissional em expansão

O Geração Oi contribuirá para formação de jovens preparados para atuar em um mercado de tecnologia da informação em expansão no Rio de Janeiro, principalmente com a chegada da TV digital. Com forte vocação para produção de softwares, o estado tem condições de aproveitar as oportunidades geradas por toda a cadeia produtiva relacionada às novas mídias, da programação de sistemas à criação do roteiro de programas e games. Para isso, será preciso contornar o déficit de mão-de-obra nesse segmento ? o que demonstra que várias oportunidades surgirão para os jovens do projeto.

De acordo com estatísticas do Ministério da Ciência e Tecnologia, no Brasil existe uma carência de 17 mil profissionais no setor de tecnologia, que movimenta cerca de R$ 13 bilhões por ano. Se esse mercado não se estruturar para qualificação profissional, 230 mil vagas não terão condições de serem preenchidas em 2012.

A Secretaria de Estado de Educação será responsável pela estrutura de gestão da escola, que contará com um corpo docente qualificado. A proposta pedagógica é baseada na educação interdimensional, que desenvolve não apenas o raciocínio e a inteligência, mas também a parte afetiva do aluno. A prática acadêmica da nova escola unirá as matérias do ensino médio à Fábrica de Cultura Digital. Inicialmente, para o ano letivo de 2008, serão admitidos 160 alunos.

A área de pesquisa terá ambientes especializados para o desenvolvimento de soluções digitais, como laboratórios de produção e formação, além de ambientes de testes, estúdios de web rádio, jogos eletrônicos e TV digital. A proposta desse núcleo é fazer com que os jovens pensem de forma diferente facilitando a entrada no mercado de trabalho e criando novas metodologias de educação que possam ser incorporadas ao processo pedagógico.

No Centro de Disseminação do Conhecimento serão desenvolvidas novas soluções para educação presencial e a distância, que serão aplicadas na escola e difundidas para a rede de ensino. Nesse núcleo, que terá um amplo espaço com recursos multimídia, serão promovidos seminários de educação e tecnologia, além de grupos de discussão. Professores de outras escolas também serão convidados a participar de ?residências pedagógicas?.

Parceria público-privada

A iniciativa pioneira de parceria público-privada na Educação servirá como projeto piloto para a Secretaria de Educação. Para garantir a qualidade e eficiência do projeto, foram reunidos outros parceiros como universidades, empresas e centros de pesquisa.

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) ficará responsável pelo programa Fábrica de Jogos, já implantado no Centro Experimental Cícero Dias, em Recife. Pioneira no país, a Fábrica ensina os alunos a produzir games, desde a programação até a animação dos jogos, entre outras atividades relacionadas à tecnologia de ponta.

Já o planetapontocom será responsável pelo departamento de mídia-educação, onde atuará junto a professores e estudantes na formação das competências para o desenvolvimento de novas formas de ensinar as disciplinas curriculares. Além disso, o planetapontocom irá transferir conhecimento aos jovens na área de conteúdo, permitindo que, no futuro, eles possam atuar, por exemplo, na produção de conteúdo para TV Digital, games e outras mídias digitais.

A Unesco irá construir com o Oi Futuro os indicadores de avaliação da nova escola, para que os resultados alcançados possam ser mensurados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.