O deputado Walter Pinheiro (PT-BA) foi eleito nesta terça-feira (4/3) presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Foram realizadas reuniões de 19 comissões permanentes para eleger seus presidentes. A distribuição segue as regras da proporcionalidade partidária. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania já elegeu o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para presidente na semana passada.
O cargo que Pinheiro assume era ocupado, até o ano passado, por Júlio Semeghini (PSDB-SP). O deputado Jorge Bittar (PT-RJ), que também disputava a presidência da comissão, aceitou deixar a disputa e vai assumir a vice-liderança do partido na comissão. Bittar é o relator do projeto de lei que propõe uma regulamentação única para o serviço de TV por assinatura e de telecomunicações e estabelece mecanismos de estímulo ao conteúdo nacional.
Walter Pinheiro, 46 anos, é técnico em telecomunicações. É deputado federal desde 1995 e foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações (Sintel) da Bahia, em 1982. É um dos fundadores da CUT, da qual foi secretário-geral e tesoureiro, além de ter sido coordenador-geral da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fittel), de 1989 a1991.