SAP concentra foco na área financeira, de olho também no Brasil

0

A SAP tem como meta para este ano expandir as receitas na área financeira, tanto que criou uma liderança regional na América Latina para atender exclusivamente os clientes desse segmento, a qual terá à frente Tonatruh Barradas.
De acordo com o presidente da SAP para a América Latina, Rodolpho Cardenuto, a área financeira ainda responde por uma parcela pequena da receita na comparação, por exemplo, com os segmentos de trade (composto por distribuição, varejo e atacado) e de manufatura. Mas pela quantia que investe em TI anualmente, segundo ele, representa grandes oportunidades de negócios. Os três segmentos juntos compõem a vertical indústria da SAP, que responde por 20% do faturamento total da companhia, que no ano passado foi de 11,52 bilhões de euros (o equivalente a US$ 11,23 bilhões).
O foco no setor financeiro faz parte da estratégia global da SAP, aa qual inclui também maior investimento nas áreas de grandes empresas e no setor público.
Cardenuto avalia que na America latina, principalmente no Brasil, o setor financeiro é diferenciado do restante do mundo e tem características exclusivas, por isso a importância de aumentar territorialmente o foco nesse segmento.
"É a primeira vez que a SAP investe pesado na indústria financeira no Brasil. Tratamos o setor no país de forma diferente de outros lugares, por ter muito bancos nacionais. A estratégia é global, mas implantada localmente. Estou investindo mais no segmento financeiro no Brasil do que no México, por exemplo, pois lá a maioria dos bancos são internacionais", diz Cardenuto.
Segundo o executivo, os bancos brasileiros serão tratados como clientes locais e têm a vantagem de não estarem sendo fortemente impactados pela crise financeira como os bancos americanos e europeus. Por esse motivo, Cardenuto acredita que a indústria financeira no país continuará realizando investimentos pesados em TI.
Sem revelar o valor do aporte que será realizado no segmento financeiro na região, o presidente da SAP para a América Latina diz que ele será destinado a aperfeiçoar a estrutura de atendimento de cada país para o setor bancário devido às suas especificidades, o qual passará pelo aumento e especialização da força de vendas e dos canais de distribuição.
O executivo ressalta que ao investir na área financeira, a empresa cria mercado para os parceiros, o que vai ao encontro da sua estratégia mundial de atrair novas oportunidades para os canais de distribuição, com o intuito de elevar a participação destes nas vendas totais dos atuais 40% para cerca de 60%. Para isso, a SAP reestruturou a gestão de parcerias e canais, criando uma organização focada no desenvolvimento de canais, com pessoas especializadas para gerenciar a atuação de cada parceiro. "Diferente de anteriormente, agora as áreas comerciais têm metas para as vendas indiretas. Queremos que os parceiros cada vez mais auxiliem no desenvolvimento e implantações das soluções", frisa Cardenuto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.