A SAP tem como meta para este ano expandir as receitas na área financeira, tanto que criou uma liderança regional na América Latina para atender exclusivamente os clientes desse segmento, a qual terá à frente Tonatruh Barradas.
De acordo com o presidente da SAP para a América Latina, Rodolpho Cardenuto, a área financeira ainda responde por uma parcela pequena da receita na comparação, por exemplo, com os segmentos de trade (composto por distribuição, varejo e atacado) e de manufatura. Mas pela quantia que investe em TI anualmente, segundo ele, representa grandes oportunidades de negócios. Os três segmentos juntos compõem a vertical indústria da SAP, que responde por 20% do faturamento total da companhia, que no ano passado foi de 11,52 bilhões de euros (o equivalente a US$ 11,23 bilhões).
O foco no setor financeiro faz parte da estratégia global da SAP, aa qual inclui também maior investimento nas áreas de grandes empresas e no setor público.
Cardenuto avalia que na America latina, principalmente no Brasil, o setor financeiro é diferenciado do restante do mundo e tem características exclusivas, por isso a importância de aumentar territorialmente o foco nesse segmento.
"É a primeira vez que a SAP investe pesado na indústria financeira no Brasil. Tratamos o setor no país de forma diferente de outros lugares, por ter muito bancos nacionais. A estratégia é global, mas implantada localmente. Estou investindo mais no segmento financeiro no Brasil do que no México, por exemplo, pois lá a maioria dos bancos são internacionais", diz Cardenuto.
Segundo o executivo, os bancos brasileiros serão tratados como clientes locais e têm a vantagem de não estarem sendo fortemente impactados pela crise financeira como os bancos americanos e europeus. Por esse motivo, Cardenuto acredita que a indústria financeira no país continuará realizando investimentos pesados em TI.
Sem revelar o valor do aporte que será realizado no segmento financeiro na região, o presidente da SAP para a América Latina diz que ele será destinado a aperfeiçoar a estrutura de atendimento de cada país para o setor bancário devido às suas especificidades, o qual passará pelo aumento e especialização da força de vendas e dos canais de distribuição.
O executivo ressalta que ao investir na área financeira, a empresa cria mercado para os parceiros, o que vai ao encontro da sua estratégia mundial de atrair novas oportunidades para os canais de distribuição, com o intuito de elevar a participação destes nas vendas totais dos atuais 40% para cerca de 60%. Para isso, a SAP reestruturou a gestão de parcerias e canais, criando uma organização focada no desenvolvimento de canais, com pessoas especializadas para gerenciar a atuação de cada parceiro. "Diferente de anteriormente, agora as áreas comerciais têm metas para as vendas indiretas. Queremos que os parceiros cada vez mais auxiliem no desenvolvimento e implantações das soluções", frisa Cardenuto.
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