A Caixa Econômica Federal (CEF) começou a testar o programa Conectividade Social para passar a receber os formulários eletrônicos utilizando certificados digitais padrão ICP-Brasil. O Conectividade é o canal de relacionamento eletrônico que permite a empresas, escritórios de contabilidade, instituições financeiras, superintendências regionais do trabalho, sindicatos, prefeituras e outros realizarem a transmissão de dados referentes ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a Caixa.
Segundo a CEF, mais de 2 milhões de empresas utilizam o canal e milhões de arquivos transitam por ele todos os meses, dando celeridade ao processo. Até o momento era utilizado certificado próprio da Caixa. A iniciativa agora é testar a aplicação com o certificado ICP-Brasil e ir paulatinamente tornando obrigatório o seu uso para todas as transações.
O Conectividade Social com ICP-Brasil está em fase "piloto" com uso restrito a algumas empresas parceiras que ajudaram a identificar eventuais necessidades de correção, além de fornecerem suas percepções acerca do uso do novo canal. Essa fase deve ser finalizada até junho. Depois disso, a Caixa ampliará o uso a todo o público alvo do Conectividade Social.
A CEF diz que o principal beneficiado será o cidadão comum que tem ao seu dispor um mecanismo que possibilita informações mais atualizadas e seguras. Outro ponto importante da aplicação é realizar operações referentes ao FGTS, por exemplo, sem que o empregador tenha de comparecer a uma agência, podendo realizar todo o processo virtualmente com o uso do certificado digital.
- Certificado digital