A SAP anunciou que investirá 2 milhões de euros em programa que, em parceria com a Endeavor Global, a Endeavor Brasil e a Rede Nacional de Empreendedores da Índia (NEN Índia), beneficiará empresários em mercados emergentes, começando por Brasil e a Índia.
Em comunicado, a fornecedora explica que esses três parceiros, focados em empreendedorismo de alto impacto, irão selecionar negócios incipientes que receberão ajuda em termos de talento, tecnologia e capital.
De acordo coma SAP, os empreendedores terão acesso a profissionais voluntários com alto potencial, mentores e apoio tecnológico da fornecedora. Também contarão com subsídios para inovação da SAP Foundation, um fundo de aconselhamento empresarial na Silicon Valley Community Foundation.
Cristiana Brito, diretora de responsabilidade social e comunicação da SAP Brasil, diz que a ideia é estimular o potencial de empreendedores e pequenas e médias empresas para que inovem, gerem empregos e cresçam de forma responsável e sustentável.
"Essas ações ajudam as companhias a atingirem todo o seu potencial, criando um impacto positivo econômico, social e ambiental", diz a executiva.
No âmbito do Brasil, a SAP e a Endeavor Brasil devem selecionar 50 empresários emergentes que receberão pacote de benefícios que inclui acesso à futura plataforma online Endeavor Brasil e a oportunidades de voluntariado capacitado com funcionários da SAP
Serão escolhidos 20 empresários emergentes de um grupo de 50 que receberão pacote com um subsídio para crescimento, avaliação tecnológica e mentoring exclusivo da SAP.
Além disso, os dois parceiros pretendem estabelecer uma comunidade online para acompanhar e monitorar o ambiente empresarial no Brasil.
A SAP adianta que pilotos serão executados com agentes locais em determinadas cidades no Brasil (o primeiro teve início em janeiro de 2013, no Rio de Janeiro). A expectativa é a criação de um plano de ação conjunto em favor de um melhor ambiente empresarial em determinadas cidades.