A SAP divulgou que fará um aporte de 2 milhões de euros na Endeavor Global, organização internacional que promove empreendedorismo de alto impacto, com atuação em 12 países, inclusive no Brasil, e na Rede Nacional de Empreendedores na Índia (NEN). O investimento contempla também a Endeavor Brasil. A cifra será aplicada num período de três anos e faz parte da iniciativa de apoiar o desenvolvimento de novos negócios em países emergentes, com especial atenção para a geração de novos postos de trabalho.
A escolha das startups beneficiadas será feita por meio de uma seleção, na qual serão analisados critérios como inovação e alto potencial de crescimento. A prioridade será para empresas indianas e brasileiras, mas há plano de estender o programa para outros países. "Acreditamos no ‘poder do pequeno’ e no papel fundamental que o setor privado desempenha ao ajudar empreendedores e pequenas empresas”, defende o coCEO da SAP, Bill McDermott. "A tecnologia já os ajudou a se tornarem mais resilientes diante das mudanças no mercado, com modelos de negócio inovadores e operações eficientes. A tarefa agora é identificar e apoiar líderes de pequenas organizações", completa.
No Brasil, a Endeavor apoia 57 companhias. A parceria com a SAP funcionará como catalisadora da rede atual, e visa ajudar as empresas com mais alto crescimento. Serão selecionados 50 empresários emergentes, que receberão um pacote de benefícios e o acesso à plataforma online da Endeavor Brasil. Desses empresários, 20 terão ainda um pacote com subsídio para crescimento, avaliação tecnológica e orientação exclusiva da SAP.
Além disso, uma comunidade online será estabelecida para acompanhar e monitorar o ambiente empresarial brasileiro. Projetos piloto serão executados com agentes da Endeavor e especialistas, a fim de criar um plano de ação conjunto em favor de um melhor ambiente empresarial em algumas cidades. O primeiro proejto teve início em janeiro deste ano, no Rio de Janeiro.