Acaba de chegar ao Brasil o chipset Dimensity 720, o primeiro SoC (sistema em um chip, da sigla em inglês) para smartphones 5G da MediaTek a ser lançado no país. O processador equipa o celular Galaxy A32 5G, da Samsung, que acaba de ser lançado no mercado brasileiro. Com esse chipset, a MediaTek pretende oferecer aos consumidores de smartphones intermediários um nível de experiência em matéria de tecnologia 5G digno de modelos premium.
O Dimensity 720 faz parte da família de chipsets 5G da MediaTek, que inclui vários modelos, como o Dimensity 1100 (para smartphones 5G topo de linha) e as séries Dimensity 800 e 700, que têm como foco dispositivos 5G intermediários mais acessíveis. "O Dimensity 720 permite aos fabricantes de smartphones oferecerem ótimos aparelhos com tecnologia 5G e preços mais acessíveis. Isso reforça nosso compromisso com a democratização da tecnologia", destaca Samir Vani, country manager da MediaTek no Brasil.
"Trata-se de um chip altamente eficiente em termos de consumo de energia, desempenho e que traz tecnologias avançadas de imagem. Tudo isso combinado permitirá aos fabricantes lançarem celulares 5G diferenciados no mercado brasileiro", completa o executivo.
Desenvolvido com arquitetura de 7nm, o Dimensity 720 integra o modem 5G com a maior eficiência energética da sua classe. Ele foi criado com a tecnologia 5G UltraSave da MediaTek, que usa a inteligência de reconhecimento de rede e de conteúdo para gerenciar o modo de operação do modem em tempo real e prolongar a duração da bateria. O chipset também integra recursos avançados de multimídia, conectividade e imagem, para uma melhor experiência geral do usuário
O Dimensity 720 é voltado para fornecer uma experiência premium em velocidades 5G para dispositivos de nível intermediário com recursos que incluem:
Suporte a telas de 90Hz de alta taxa de quadros para jogos, além de streaming rápido e constante;
Aprimoramento dos recursos de streaming de vídeo com a reprodução MiraVision HDR10 +, que suporta uma variedade de recursos de vídeo como remapeamento de faixa dinâmica;
Opções flexíveis de configuração de câmera com suporte para câmeras duplas de até 64MP ou 20 + 16MP, além de uma variedade de aprimoramentos com inteligência artificial alimentados pela APU (Unidade de processamento de IA) integrada da MediaTek;
Despertador por voz integrado (VoW) para minimizar o consumo de energia dos assistentes de voz sempre ativos, com microfone duplo e supressão de ruído, para que os assistentes inteligentes possam ouvir os usuários com maior clareza, mesmo em ambientes com muito ruído.
"Com dois grandes núcleos Arm Cortex-A76 operando a 2 GHz na CPU octa-core, o chipset melhora a capacidade de resposta dos aplicativos para uma experiência fluida do usuário. O Dimensity 720 também inclui uma GPU Arm Mali G57, memória LPDDR4X rápida e armazenamento em flash universal (UFS) 2.2 para obter altas velocidades de leitura/gravação", ressalta Hernan Descalzi, gerente de mobilidade da MediaTek para o Cone Sul.
O chipset suporta as mais recentes tecnologias de conectividade, incluindo agregação de duas operadoras (2CC CA), Voice over New Radio (VoNR), 5G e 4G dual SIM e dual standby (DSDS), para fornecer aos usuários a melhor conexão possível.