De acordo com uma pesquisa da Business of Apps, mais de 270 milhões de pessoas adultas do mundo todo usaram aplicativos de relacionamento em 2020, quase o dobro em relação a cinco anos atrás. Este é o retrato das novas relações que mudaram com o avanço da internet, e com a maior aceitação dos relacionamentos a distância. Inclusive, esse interesse em encontrar um parceiro para se relacionar onde quer que ela esteja, foi fundamental para a quebra do tabu dos aplicativos dessa categoria.
Em seu primeiro Guia para o Marketing de Aplicativos de Relacionamento 2021, a Adjust analisa como os aplicativos de relacionamento estão crescendo ao redor do mundo, e revela como as empresas do setor engajam seus usuários. Confira abaixo os principais insights:
* Este é um mercado que não para de crescer, e tem projeções de ultrapassar US$ 8,4 bilhões até 2024;
*48% das pessoas entre 18 e 29 anos afirmam ter utilizado um aplicativo ou um site para conhecer outras pessoas;
*O sábado é o dia de maior movimento, tanto em instalações (7.73%), quanto de uso (3.94%);
*Os europeus gastam mais tempo nos aplicativos (6'77"), enquanto os usuários norte-americanos gastam 5'82", e os asiáticos apenas 5'34" (após 30 dias de instalação do aplicativo).
Para os aplicativos de namoro, a duração das sessões atinge níveis elevados nos primeiros momentos, o que sugere que os usuários baixam o aplicativo e imediatamente começam a procurar parceiros em potencial, gastando aproximadamente dez minutos no aplicativo, mas o entusiasmo inicial rapidamente diminui e as sessões começam a ser reduzidas para uma média seis minutos no final do mês.
O Guia para o Marketing de Aplicativos de Relacionamento 2021 ainda traz insights sobre os melhores dias da semana e horários para engajar com o público-alvo, além de dicas para evitar que as experiências dos clientes sejam arruinadas por contas falsas. A segurança dentro dos aplicativos de relacionamento é uma preocupação das empresas, já que só em 2019, o FBI recebeu mais de 467 mil denúncias de cibercrimes que causaram perdas superiores a 3,5 bilhões, de acordo com o "Relatório sobre Crimes na Internet 2019".
Outra informação relevante do estudo realizado pela Adjust é que um dos maiores riscos para a reputação desse tipo de aplicativo é a presença de bots na plataforma. Unbotify, a solução anti-bot da Adjust, descobriu que, como as ações dos bots são automáticas, os bots ficam ativos por períodos mais longos e podem causar danos consideráveis ao interagir com muitos outros usuários. Os dados do Unbotify mostram que os bots podem interagir com até 4.000 perfis em uma sessão.
"Contas falsas são geradas automaticamente e em grande escala, e muitas vezes são usadas para distribuir links indesejados para sites ilegais e isso pode destruir a experiência do usuário em aplicativos de namoro", pontua Guilherme Kapos, Diretor de Vendas LATAM na Adjust.