A SKY tinha quatro macro objetivos ao implementar robôs na operação de cobrança: reduzir a inadimplência, acelerar os processos, diminuir custos e fidelizar os clientes. E foi com a parceria da BRbots que a operadora conseguiu fechar o ano de 2023 comemorando os resultados.
Utilizando uma análise sistêmica dos dados e realizando uma segmentação dos grupos por faixa de atrasos, valores, canais de preferência, históricos de pagamentos e localização geográfica, a BRbots criou estratégias de cobrança eficazes e direcionadas para atender às variadas demandas da base de clientes da SKY.
Com o Maestr(ia), ferramenta que centraliza a gestão de contatos entre empresa e clientes, foi implementada a comunicação multicanal por Whatsappbot, e-mail, SMS, telefone, webchat e agentes virtuais.
Os bots conseguiram otimizar a eficácia da recuperação de crédito, alcançando índices de aproximadamente 32% na primeira fase de cobrança (7 a 15 dias) e cerca de 30% na segunda fase (18 a 39 dias). Além disso, a dispersão do atendimento teve um aumento de 8%, em relação aos atendimentos realizados por humanos.
Outro ponto importante foi a economia gerada pela implementação dos bots da BRbots na gestão de cobrança da SKY. O valor estimado anual é de mais de R? 6 milhões, uma vez que os bots são de 70 a 90% mais baratos que processos de cobrança realizados por atendentes humanos.
Durante a fase de implementação e teste dos assistentes virtuais, a BRbots competiu com outras empresas e com atendentes humanos. Ao longo do projeto a concorrência foi eliminada e 100% do processo de cobrança dos clientes inadimplentes, nas fases 1 e 2, passou a ser digital, exclusivamente pelos bots.