A Siemens Enterprise Communications anuncia um novo conjunto de soluções de comunicações unificadas (Unified Communications – UC) para ambientes corporativos, baseadas no protocolo IP e controladas por software. As ferramentas se destinam a empresas de médio e grande porte, e incorporam recursos essenciais de comunicação unificada.
Com essas novas soluções, os usuários podem explorar conferências de áudio com vários participantes, mensagens unificadas e ferramentas de produtividade UC a partir de uma única interface. Para isso, a Siemens Enterprise Communications anuncia duas soluções que servem como opções para clientes novos e os atuais que possuem a solução HiPath:
– O OpenScape UC Server Enterprise é um software integrado de comunicações unificadas para empresas de grande porte que, a partir da sua licença básica, já oferece serviços avançados como presença, serviço de número único (One Number Service) e conferências de áudio. Pode ser implantado em um único servidor para atender inicialmente um pequeno departamento ou localidade, bem como para configurações de alta escalabilidade e redundantes através de múltiplos servidores.
– HiPath 4000 Evolution, que inclui um novo software e opções de implantação em data centers com possibilidade de migração para telefonia IP. Conta ainda com o novo chassi "IT-ready" conhecido como HiPath Access que permite sua montagem na horizontal em rack e que pode trabalhar como gateway e outros módulos de periferia, como ramais e troncos, analógicos ou digitais.
Ao contrário dos sistemas UC que adicionam recursos de voz como um elemento secundário, o OpenScape UC Server Enterprise tem o OpenScape Voice e o OpenScape UC Application como elementos centrais da solução. Em sua quinta versão, o OpenScape Voice tem mais de um milhão de usuários licenciados.
Esses sistemas podem operar em praticamente qualquer ambiente de TI e telefonia, incluindo telefonia IP e sistemas legados de PABX da Siemens Enterprise Communications ou de qualquer outro fornecedor.
"A telefonia IP, a conferência de áudio e mensagens unificadas continuam sendo prioridade para os CIOs. Até 93% dos CIOs apontam essas tecnologias como um elemento importante para elevar a produtividade dos funcionários, de acordo com uma pesquisa que realizamos recentemente", afirma Elka Popova, diretora do Programa de Comunicação Unificada e Colaboração do instituto de pesquisa Frost & Sullivan. "Com uma solução como o OpenScape UC Server Enterprise, as empresas podem explorar essas tecnologias como um pacote coeso que reduz custos e fornece recursos que as ajudam a permanecer eficazes e competitivas", completa.
Também parte desse lançamento, o novo HiPath 4000 Evolution traz uma alternativa baseada em software do sistema HiPath 4000, rodando em sistema operacional Linux em um servidor padrão de mercado. Permite que os atuais e novos clientes adotem uma abordagem mais centrada em TI e data centers para implantação de sistemas de telefonia, mantendo a compatibilidade com os tradicionais recursos e dispositivos analógicos e digitais (TDM).
"Continuamos trabalhando em novas formas inovadoras de acrescentar, implantar e oferecer aos nossos clientes mais valor com soluções de software avançadas para UC, colaboração e voz", afirma Chris Hummel, presidente para a América do Norte e CMO da Siemens Enterprise Communications.
- Unified Communications