O ministro Hélio Costa anunciou nesta quarta, 3, que na próxima semana (9 ou 10) o presidente Lula pretende se reunir com as emissoras de televisão para conversar sobre as possibilidades de parcerias com as empresas estrangeiras, especialmente do Japão.
O ministro disse que ainda não se fala em formação de joint ventures, mas apenas de entendimentos iniciais entre quem pretende trabalhar junto. O ministro se mostrou otimista com a possibilidade de definição do padrão de televisão ainda no primeiro semestre.
Acerca da prioridade que o governo vem dedicando ao assunto "petróleo-gás-Bolívia", o ministro lembrou que realmente determinadas urgências atrapalham a agenda anteriormente definida, e os demais temas acabam prejudicados. Isso significa que a reunião com os radiodifusores pode ser adiada em função dos problemas prioritários.
O ministro afirmou ainda que a indústria brasileira tem se mostrado muito interessada em participar de todo o processo, desde os interessados em semicondutores, até o fabricantes de transmissores de televisão.