A DHL Express, multinacional alemã de entregas expressas e logística, acaba de concluir a implantação de sua infra-estrutura de cabeamento estruturado em seus novos escritórios corporativos na América Latina, com o objetivo de aumentar a qualidade do atendimento aos clientes. Os produtos de cabeamento estruturado também foram instalados nos centros de transferência e nos pontos-de-venda da DHL Express México.
Para o projeto, a DHL escolheu a linha de cabeamento estruturado da Systimax Solutions. No escritório de Santa Fé, no México, por exemplo, foi instalado o GigaSpeed XL classe 6 da Systimax, que, segundo a fabricante, excede a categoria 6 de cabos de rede e apresenta infra-estrutura necessária para implementar qualquer tipo de aplicação, independentemente da tecnologia que possa ser instalada no futuro.
A utilização da nova tecnologia, segundo a DHL, vai facilitar a intercomunicação dos novos escritórios corporativos com os centros de transferência, estações e pontos-de-venda, graças a utilização de VoIP. Os links de comunicação entre as novas instalações e a central foram realizados com a tecnologia LAN2LAN, nova no México. "Temos uma linha direta que estende a rede local com banda de 4 megabits por segundo (Mbps) e um cabo reserva com a mesma capacidade, além de switches programados para contingências", destaca o líder de projetos de TI da DHL, Arturo Fonseca.
As redes estabelecidas, segundo ele, estão de acordo com as normas nacionais e internacionais de cabeamento estruturado, além das normas de gerenciamento de infra-estrutura de telecomunicações de prédios comerciais. Neste cenário, foram aplicados cabos UTP (par trançado sem blindagem).
Para Fonseca, o suporte, a qualidade dos instaladores e do produto e a garantia de 20 anos oferecida pela Systimax foram determinantes para a escolha das soluções adotadas. "Contamos com o apoio da empresa desde o princípio e isso nos deu confiança para optar pelas soluções implementadas", completa ele, ao dizer que a obra foi homologada por scanners que medem e monitoram os principais parâmetros de cabeamento, em que o desempenho foi muito superior às expectativas.