FAB implanta sistema gestão baseado em plataforma Intel

0

A Força Aérea Brasileira (FAB) implementou um novo sistema para o gerenciamento de processos do setor de Subsistência que envolve as áreas de alimentação e vestuário da instituição. O sistema baseado na plataforma Intel utiliza um software de gestão desenvolvido pela Dextra Sistemas, empresa especializada em aplicações corporativas, que irá interligar as bases da Aeronáutica em todo o Brasil.

O software irá gerenciar os processos de planejamento de compras, controle de estoque e produção de alimentos, além de controlar o acesso dos militares aos 54 refeitórios das unidades FAB no país. Com o novo sistema, o comando da Aeronáutica espera gerar uma economia no setor de alimentação de pelo menos R$ 10 milhões a cada ano.

O sistema utilizará servidores Pentium D, sendo que na unidade central estão entrando em operação dois servidores baseados no processador Intel Xeon Dual-Core. Trata-se de uma solução descentralizada com replicação de dados para a central. Além disso, está sendo desenvolvida uma solução de data center para o controle de lojas de fardamento, que também irá operar em um servidor Intel Xeon Dual-Core.

A informatização do setor de Subsistência faz parte do projeto de modernização dos refeitórios da FAB, de acordo com os padrões da Organização Panamericana de Saúde. Outra meta da Aeronáutica é oferecer alimentação de qualidade com cardápios padronizados de acordo com as necessidades nutricionais diárias dos militares. ?A alimentação é um fator que influencia diretamente o nível de motivação da tropa?, garante o assessor de informática da Subdiretoria de Abastecimento da Aeronáutica, tenente Robson Teles Peixoto.

O novo sistema, segundo ele, permitirá saber quantos militares utilizam o refeitório por dia, além de planejar compras de produtos, monitorar o prazo de validade dos alimentos no estoque e organizar todo o sistema de alimentação. Isso será importante para a segurança alimentar e controle de desperdício, considerando que cerca de 50 mil refeições são distribuídas por dia nas unidades da FAB de todo o Brasil.

Para o tenente Peixoto, que coordena o projeto, o sistema é um modelo para outras organizações públicas interessadas na modernização de refeitórios com foco na redução de custos e busca de eficiência. ?Assim como outras áreas de uma instituição, os refeitórios também precisam de investimentos para melhorar a gestão de processos?, afirma. O novo sistema já está em operação no refeitório do Hospital da Aeronáutica, em São Paulo, e até o fim do ano será implementado em outras bases.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.