A RSI Informática, empresa especializada em teste e qualidade de software, foi a vencedora da concorrência realizada pelo Banco do Brasil para fornecer uma solução para auxiliar na identificação de problemas de desempenho no acesso ao banco de dados DB2, em ambiente mainframe. A empresa, que disputou com a Imparts e a Eccox Software, saiu-se vitoriosa com uma proposta de R$ 1,7 milhão. Ela vai fornecer o software DB/IQ, desenvolvido pela alemã Insoft, da qual é representante exclusiva no Brasil.
Para Roberto Murillo, sócio-diretor da RSI, a vitória no pregão reforça o posicionamento da RSI junto ao segmento financeiro. ?Passamos muitos anos nos fortalecendo e o setor financeiro foi um dos primeiros a perceber a importância estratégica que os processos de teste e qualidade de software assumem atualmente nas empresas.? O executivo acredita que a utilização do DB/IQ pelo Banco do Brasil deve se tornar uma referência no setor.
De acordo com o executivo, a nova versão do aplicativo traz várias de suas características reforçadas. ?A versão anterior do software contava com mais de 160 regras pré-formatadas que podiam ser associadas a diversos níveis de severidade. Na versão 4.81 este número sobe para mais de 200 regras?, afirma.
Ele acrescenta que a nova versão também amplia os benefícios para as empresas, tanto com economia de recursos de processamento, identificando problemas de desempenho antes que ocorram, quanto com o enorme ganho de produtividade para administradores de banco de dados, programadores e usuários. ?A verificação sistemática de códigos-fonte antes de movê-los para a produção possibilita realizar uma estimativa de desempenho futuro do ambiente e garantir que o código está aderente aos padrões de melhores práticas definidos pela instituição?, diz Murillo.