O Google está sendo alvo de uma ação judicial pelo uso da marca Android, o sistema operacional para celulares que a empresa vem desenvolvendo em conjunto com a Open Handset Alliance, consórcio liderado pelo site de buscas que reúne operadoras, desenvolvedores de software e fabricantes com o propósito de desenvolver o Android e também aplicativos para a plataforma.
A empresa Android Data Corp. moveu processo contra a gigante da internet sob alegação de uso indevido do nome Android e pela confusão entre os consumidores sobre a qual das duas empresas está se referindo.
A denúncia, apresentada por Erich Specht, dono da pequena empresa de dados, afirma que as ações contra o Google e os seus parceiros comerciais "visam, sem dúvida, evitar engano, erro e confusão entre o público consumidor".
O pedido de registro da marca Android foi inicialmente rejeitado pelo órgão americano responsável por marcas e patentes em fevereiro passado, devido à denúncia contra a empresa. A Android Data Corp., no entanto, há cerca de quatro anos vem se recusando a negociar e o Google recorreu à United States Patent and Trademark Office (USPTO) sustentando que a marca deve ser concedida a ele. Specht está reivindicado US$ 100 milhões de indenização por danos. O processo corre na Corte Distrito Norte de Illinois (Chicago).
- Disputa judicial