"A falta de controle da doença é o maior inimigo da pessoa com diabetes", diz Fabio Pellim, diretor de planejamento da Euro RSCG Life, agência de comunicação com foco no mercado de saúde e bem estar. A empresa contratou junto à Maya Lab – empresa especializada no desenvolvimento de soluções para dispositivos móveis – o desenvolvimento de um aplicativo para iPhone e iPod para diabéticos, que surge com o objetivo de melhor a qualidade de vida dos portadores da doença.
O sistema auxilia os pacientes nos cálculos de ingestão de carboidratos, calcula automaticamente a dose de insulina adequada antes das refeições e permite a troca de informações diárias entre médicos e pacientes. A ausência dessas ferramentas "pode ser responsável por uma queda considerável na qualidade de vida das pessoas com diabetes e definitivamente reduz sua expectativa de vida", alerta o especialista.
Sem a aplicação, o controle da diabetes se restringe ao uso constante de bombas de insulina. No entanto, Pellim alerta que o alto custo para adquirir a bomba a torna pouco usual. Pensando nisso e após uma análise do que não era oferecido ao paciente, esforços foram reunidos em torno do desenvolvimento da aplicação, com a participação de médicos especialistas e de engenheiros de software. O resultado foi o Diamigo, aplicação destinada ao controle prático e econômico da diabetes, diferenciando-se por ser o primeiro a sugerir doses de insulina, segundo a equipe de desenvolvimento.
O aplicativo gera, por exemplo, um relatório periódico com o perfil do usuário, que pode ser enviado por e-mail ao médico para acompanhamento mais de perto do dia-a-dia do paciente. "O relacionamento do paciente de diabetes com os médicos é de longo prazo e baseado na transparência, na troca de informações e na transferência de conhecimento ou tecnologia. O Diamigo está em sintonia com cada um desses pontos", diz Pellim.
Desde o dia 4 de abril, o aplicativo está disponível para dowload gratuito na AppStore e o número de dowloads, segundo Pellim, traduz o sucesso do projeto. Em poucos dias, afirma o executivo, quase mil pessoas passaram a utilizar o sistema. O intuito agora é continuar na evolução da solução, porém em outras plataformas. Até o fim deste ano, por exemplo, o Diamigo estará disponível também para os usuários de iPad.
Planejamento do projeto
A Sanofi é a dona do aplicativo e detentora dos direitos autorais. O corpo médico do grupo farmacêutico também contribuiu na "definição do escopo e do planejamento do projeto", comenta Pellim. A agência de propaganda Euro RSCG Life viabilizou, porém, a construção da novidade, junto com sua parceira desenvolvedora Maya Lab.
A mescla de conhecimentos utilizados para o desenvolvimento do Diamigo acelerou os prazos: seis meses foram necessários entre selecionar a empresa desenvolvedora, executar e entregar o projeto. Além de ser um assistente diário, Pellim afirma que a ideia do aplicativo é fornecer conhecimento sobre a doença. Quanto ao retorno financeiro, o diretor de planejamento da Euro RSCG Life informa não haver uma "receita direta". O objetivo é facilitar e melhorar a qualidade de vida de médicos e pacientes, respectivamente. Segundo ele, dessa forma, a Sanofi Diabetes pretende ser reconhecida como uma marca completa e uma parceira no cuidado da doença que acomete milhares de brasileiros.
"Poderemos analisar, no longo prazo, resultados mais profundos com os médicos de pacientes usuários: o aumento no controle da doença e a melhor qualidade de vida dos pacientes definitivamente é o maior e mais importante indicador de sucesso", finaliza.