Os consumidores em todo o mundo devem aumentar os gastos em mídia móvel em cerca de 13,4%, atingindo US$ 138,2 bilhões em 2012, contra US$ 121,8 bilhões em 2011. Da parte dos anunciantes, os gastos devem quase dobrar, de US$ 6,3 bilhões em 2011 para US$ 11,6 bilhões em 2012.
Como resultado, a economia global de mídia móvel irá gerar US$ 149,8 bilhões em receitas em 2012, um aumento de 17,0% em relação a 2011. Os dados são do estudo Global Media Forecast, da Strategy Analytics.
De acordo com empresa de consultoria e pesquisa, 60,2% dos gastos dos consumidores são destinados a planos de dados e navegação na web. O valor aplicado nesses itens é estimado em US$ 82,8 bilhões este ano, 9,5% a mais do que em 2011.
Para os analistas da Strategy Analytics, a chave por trás desse crescimento é o mercado de apps para smartphones, considerado por eles um mecanismo chave de distribuição para mídia em celulares. Eles estimam que mais de 32 bilhões de apps serão baixados em todo o mundo em 2012, um aumento de 38% sobre os 23 bilhões baixados em 2011.
O estudo aponta que, tal como acontece com os aplicativos, o uso do vídeo móvel cresce expressivamente. Segundo a consultoria, 108 bilhões de vídeos foram assistidos em celulares em 2011. Esse número deverá quase triplicar em 2012, saltando para 280 bilhões.
No entanto, os analistas alertam que, ao contrário de apps, isso não se traduz em receita simbiótica. Apesar do aumento de 23,8% em receitas, o vídeo provavelmente responderá por meros 2,4% (US$ 3,6 bilhões) do total da receita de mídia móvel em 2012.
David MacQueen, diretor de estratégias de mídia sem fio da Strategy Analytics observa que "… enquanto as receitas de publicidade (em vídeo) irão mais que triplicar para US$ 726 milhões em 2012, ainda é claramente um desafio para os anunciantes que buscam atingir os consumidores por meio de anúncios de vídeo em smartphones … "
Crescimento do mercado de midia móvel (2012 vs. 2011) | |||
% Crescimento vs. 2011 |
|||
Gastos | Mercado Total | Consumidor | Publicidade |
Globais |
17% |
13,4 |
85,4 |
Europa Ocidental |
20,30% |
14,1 |
107,4 |
EUA |
22,10% |
15,5 |
128,9 |
Fonte: Strategy Analytics, Global Media Forecast, Abril 2012 |
Receitas globais com mídia móvel (US$ em milhões) | ||
Gasto do anunciante | Gasto do Consumidor | |
Planos de dados/navegação na web |
US$ 7.311 |
US$ 82.895 |
Apps e jogos |
2898 |
26121 |
Música |
321 |
16026 |
Vídeo |
726 |
2837 |
Fonte: Strategy Analytics, Global Media Forecast, Abril 2012 |