A Cisco foi selecionada como a principal fornecedora de infraestrutura de comunicação para o projeto de medição inteligente do programa Energia+ da Eletrobras, que atenderá os estados do Amazonas, Alagoas, Acre, Piauí, Rondônia e Roraima. Com financiamento do Banco Mundial no valor de R$ 1,2 bilhão, o projeto Energia + possibilitará a eficiência operacional destas empresas através da melhoria da qualidade dos serviços e do controle de perdas não técnicas, que segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), chegam em média a 22% na região Norte e 10% no Nordeste em relação a energia requerida.
Os medidores utilizam a arquitetura Cisco FAN (Field Area Network) que funciona com uma Infraestrutura de Medição Avançada (AMI, do inglês: Advanced Meter Infrastructure) que atenderá a 80 mil medidores na primeira fase do projeto. Trata-se de uma solução flexível, segura, resiliente, baseada no padrão IPv6, e que permite a implantação de diversas outras soluções, como automação da distribuição de energia, gerência das equipes de campo e integração com sistemas legados.
Com o AMI os dados serão transmitidos em tempo real utilizando a rede sem fio para a Central de Inteligência da Medição que será localizado em Brasília. Com isso, é possível monitorar e controlar aos medidores de energia e no futuro a rede elétrica, permitindo identificar e corrigir falhas na distribuição com mais agilidade.
Além disso, a solução representa também redução de custos operacionais, uma vez que vai diminuir os deslocamentos de equipes técnicas aos locais mais remotos e de difícil acesso. O consumidor, por sua vez, terá condições de acompanhar e controlar o seu consumo.
"Esse é um projeto inovador que vai nos ajudar a otimizar nosso atendimento e a forma como trabalhamos. Com os medidores inteligentes, as informações sobre o consumo serão transmitidas diretamente para o Centro de Inteligência da Medição, diminuindo deslocamentos de equipes técnicas e aumentando a precisão das medições", afirma Paulo Lucena, da Eletrobrás.
"O grande benefício desse projeto é ter mais visibilidade e maior controle sobre a rede. A escolha da Cisco para fazer parte desse projeto reitera a nossa expertise em Smart Grid e o nosso compromisso de contribuir com a inovação no País.", afirma Marcus Luz, diretor de operações do segmento de grandes empresas da Cisco do Brasil.
A implantação do projeto AMI, no contexto do Programa Energia+ será realizada pelo consórcio formado pela Siemens, Itron, Telefônica e Telemont, parceira da Cisco, para fornecer Smart Grid nas cidades atendidas pelas Empresas de Distribuição da Eletrobrás. Atualmente o projeto está em fase de mobilização. A implementação total está prevista para ser finalizada em 2017.
Em uma fase posterior, o Smart Grid permitirá que empresas possam vender sua cota de energia excedente, além de possibilitar ofertas pré-pagas e tarifação dinâmica. A arquitetura FAN da Cisco é baseada em uma plataforma tecnológica aberta que utiliza padrões de mercado, garantindo assim o desenvolvimento de novas aplicações e serviços e a capacidade constante de inovação.