A AT&T encerrou uma parceria de 15 anos com o Yahoo, que vigorava desde o tempo do serviço dial-up da AOL Ela substitui o provedor pela Synacor Inc, uma empresa pouco conhecida fora dos círculos de telecomunicações.
"Nós concordamos em ter a Synacor para gerir os nossa próxima geração do portal att.net, busca e aplicações coma marca AT&T", informou a AT&T em um comunicado. O Yahoo vai continuar a gerenciar os e-mails para os clientes da operadora, uma fração de seus negócios com o gigante das telecomunicações.
A quebra da aliança é inoportuna para o Yahoo, que está em negociações para vender a empresa, que tem interesse da Verizon Communications, forte rival da AT&T. Uma porta-voz do Yahoo disse que a AT&T ainda é um "parceiro valioso", mas não quis fazer mais comentários.
O acordo permitia aos clientes de banda larga acesso ao motor de busca do Yahoo e outros serviços de mídia no site da AT&T, cujas receitas de publicidade de pesquisa e visualização eram compartilhadas, o que segundo analistas representam cerca de US$ 100 milhões em perdas de receitas anuais para o Yahoo.
Esse fato deve prejudicar a avaliação da Yahoo, que deve anunciar brevemente quais participantes interessados em sua aquisição vão passar para a próxima rodada, o que implica que forneça acesso a mais dados sobre seus negócios e estabeleça um prazo para ofertas final.