Um novo estudo da Juniper Research descobriu que o número total de usuários da plataforma MaaS (Mobilidade como Serviço – plataforma que integra diferentes serviços de transporte, incluindo ônibus, táxi, trem e metrô a um aplicativo único), crescerá mais de cinco vezes até 2021 em comparação com 2019. Isso significa que o mercado alcançará mais de 1,3 milhão de usuários em 2021, apesar da pandemia em curso. Como o mercado de MaaS é tão incipiente no momento, ele pode desafiar as circunstâncias econômicas para crescer rapidamente.
No entanto, a consultoria diz que esse crescimento extraordinário depende das autoridades de trânsito que se concentram nas agendas de segurança em primeiro lugar, a fim de reconquistar os passageiros no transporte público. Se as autoridades falharem em demonstrar essa agenda, as plataformas MaaS falharão em atingir seu potencial.
Helsinque lidera o ranking
A nova pesquisa, Mobilidade como serviço: modelos de negócios, estratégias de fornecedores e previsões de mercado 2020-2027, constatou que Helsinque, na Finlândia, ainda é a principal cidade global para implementação de MaaS. As quatro principais cidades foram classificadas da seguinte forma:
- Helsinque
- Viena
- Estocolmo
- Berlim
A Juniper Research classificou as cidades do mundo liderando as implantações com base em sua disponibilidade para lançamentos de serviços MaaS em larga escala, considerando métricas incluindo implantações existentes / planejadas, a coesão dos serviços de transporte público e o desenvolvimento de infraestrutura.
O autor da pesquisa, Nick Maynard, explicou: "Verificou-se que Helsinque liderava a implantação de MaaS devido ao sucesso de Whim, mas outras cidades ganharão rapidamente após a pandemia, pois abraçam os muitos benefícios potenciais do MaaS. O lançamento do Jelbi em Berlim, em particular, tem o potencial de transformar a escala do MaaS ".
Modelos de assinatura
A pesquisa identificou que a adoção de modelos de assinatura em trânsito será crucial para diferenciar o MaaS das soluções de transporte existentes. Embora os modelos de assinatura estejam, sem dúvida, em seus estágios iniciais no MaaS, agregar o uso de todos os modos de transporte público por uma taxa fixa é uma proposta valiosa para o usuário.
A Juniper Research constatou que incentivos de governos e autoridades de trânsito serão cruciais para garantir que os modelos de assinaturas tenham um preço atraente para os usuários em potencial, em comparação com as opções de trânsito existentes.