Quando uma empresa pensa em inovação, pensa em modernidade, certo? E quando já nasce com o mundo digital no DNA? É assim que o Banco Voiter avança e leva serviços e soluções financeiras de qualidade e mais adequadas para cada perfil de cliente. Em meio as transformações que o setor passou em 2019, a instituição surgiu como uma opção viável e acessível para trazer um novo conceito: o banco de atacado.
E para acelerar os seus principais serviços de créditos, transacionais e mercado de capitais, o Banco Voiter viu na Oracle Cloud Infrasctructure (OCI) a solução ideal para alavancar suas premissas tecnológicas. Para entender a adoção por uma solução em nuvem, a instituição estudou seu ambiente para compreender quais seriam as prioridades da sua infraestrutura de TI. E não houve dúvidas.
Com a OCI, além de tornar a equipe de TI uma área ainda mais estratégica , trouxe outro benefício vital para qualquer empresa: a redução de custos. O banco teve uma economia entre R? 5 mi a R? 14 milhões de reais. Sem contar que a migração durou nove meses, um período considerado muito satisfatório por não ter causado interrupções tampouco impacto para os processos de negócios.
Na prática, o Banco Voiter dedicava cerca de 20% do tempo durante a semana solucionando ocorrências em seus sistemas. Após a migração dos dados para OCI, esse tempo quase zerou e com isso a equipe interna de TI passou a fazer substancialmente mais entregas e atender às demandas com agilidade para as áreas de negócio.
A equipe do banco também desenvolveu um projeto de inovação para o segmento de commodities da empresa. Com o canal digital criado pelo Voiter, os clientes concluem as transações sem precisar sair de suas mesas de trabalho. Foi calculado que cada cliente do setor do agronegócio, por exemplo, perdia cerca de um mês por ano em cartórios para registros. Hoje esse tempo reduziu para marca de quase zero.