Empresas de telecomunicações e aeroespaciais formaram uma parceria em resposta ao concurso da Comissão Europeia para criação de uma constelação de Satélites com Infraestrutura para Resiliência, Interconectividade e Segurança.
A nova constelação pretende "trazer uma nova infraestrutura de conectividade segura e resiliente para governos, empresas e cidadãos europeus", de acordo com um comunicado divulgado pela Eutelsat, e "reforçar a política de parceria da UE, oferecendo sua infraestrutura no exterior".
O consórcio será administrado pela Airbus Defence and Space, Eutelsat, Hispasat, SES e Thales Alenia Space. O consórcio contará também com a equipe principal das seguintes empresas: Deutsche Telekom, OHB, Orange, Hisdesat, Telespazio e Thales.
Seu objetivo é criar uma constelação de satélites baseada em uma arquitetura multi-órbita que seja interoperável com o ecossistema terrestre.
Startups
O consórcio incentivará startups, 'mid-caps' e PMEs a se juntarem à parceria, para promover um "setor espacial europeu competitivo e inovador, onde surgirão novos modelos de negócios", afirma o comunicado.
A equipa integrada visa promover a colaboração entre todos os intervenientes espaciais europeus em toda a cadeia de valor da conectividade, com vista a permitir a autonomia estratégica da UE através da prestação de serviços governamentais soberanos, seguros e resilientes para proteger os cidadãos europeus.
A IRIS² fornecerá soluções de conectividade resilientes e seguras aos governos para proteger os cidadãos europeus e fornecerá serviços comerciais para as economias e sociedades europeias.