Europa terá nova rede de satélites multi-órbitas

0

Empresas de telecomunicações e aeroespaciais formaram uma parceria em resposta ao concurso da Comissão Europeia para criação de uma constelação de Satélites com Infraestrutura para Resiliência, Interconectividade e Segurança.

A nova constelação pretende "trazer uma nova infraestrutura de conectividade segura e resiliente para governos, empresas e cidadãos europeus", de acordo com um comunicado divulgado pela Eutelsat, e "reforçar a política de parceria da UE, oferecendo sua infraestrutura no exterior".

O consórcio será administrado pela Airbus Defence and Space, Eutelsat, Hispasat, SES e Thales Alenia Space. O consórcio contará também com a equipe principal das seguintes empresas: Deutsche Telekom, OHB, Orange, Hisdesat, Telespazio e Thales.

Seu objetivo é criar uma constelação de satélites baseada em uma arquitetura multi-órbita que seja interoperável com o ecossistema terrestre.

Startups

O consórcio incentivará startups, 'mid-caps' e PMEs a se juntarem à parceria, para promover um "setor espacial europeu competitivo e inovador, onde surgirão novos modelos de negócios", afirma o comunicado.

A equipa integrada visa promover a colaboração entre todos os intervenientes espaciais europeus em toda a cadeia de valor da conectividade, com vista a permitir a autonomia estratégica da UE através da prestação de serviços governamentais soberanos, seguros e resilientes para proteger os cidadãos europeus.

A IRIS² fornecerá soluções de conectividade resilientes e seguras aos governos para proteger os cidadãos europeus e fornecerá serviços comerciais para as economias e sociedades europeias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.