O processo de integração de novos colaboradores nas empresas é sempre um grande desafio, em que devem ser priorizados qualidade, alinhamento com a cultura e o propósito da companhia, além dos temas mais relevantes para o dia a dia no trabalho. Uma integração bem-feita é a chave para que os colaboradores criem um ambiente propício para o desenvolvimento dos projetos e a própria performance.
Nesse contexto, a Nestlé buscava proporcionar uma melhor experiência de integração e reduzir o tempo das pessoas, tanto da equipe de recursos humanos quanto dos novos talentos. Para isso, a empresa buscou uma solução que reduziu em 500 horas o tempo de mais de 5 mil novos colaboradores, alcançando uma taxa de sucesso de 95%.
Para facilitar o processo de integração, a Nestlé trabalhou com a Workverse, uma plataforma que ajuda empresas a humanizarem o processo de admissão e onboarding dos colaboradores de forma digital e gamificada.
Ao incluir mais de 400 novos colaboradores em seu Workverse todos os meses, a Nestlé economizou mais de 500 horas por mês de seu time de Recursos Humanos e mais de 60 horas mensais do recém-contratado. Além disso, a redução da participação do time em processos de treinamento trouxe mais oportunidades para a Nestlé, que agora possui menos demandas operacionais relacionadas à integração de novos colaboradores.
Onboarding: Impactando nossas pessoas
Com a nova integração unificada da Nestlé, a experiência de integração via vídeobot alcançou 98% de satisfação. Além disso, ela é aprovada por todos os níveis de cargos, obtendo nota 95 em seu eNPS (em inglês, Employee Net Promoter Score, uma métrica incorporada pelo RH para medir o nível de satisfação dos funcionários).
Desde fevereiro de 2021, a Nestlé do Brasil já conseguiu tornar o ambiente amigável e a experiência harmoniosa do primeiro dia de mais de 9.000 colaboradores, os inserindo no processo de maneira divertida e acessível. Esse processo impacta, hoje, 32 unidades de negócios da Nestlé.