Aplicação da AI: quais são os desafios enfrentados na implementação em larga escala por parte das empresas?

0

A aplicação da Inteligência Artificial tem, constantemente, ganhado espaço em debates dos mais diferentes setores da sociedade devido à sua aplicabilidade e eficiência quando olhamos para a otimização de processos em larga escala. Entretanto, ainda existem algumas barreiras significativas abrangendo não só padrões de ética como também normas regulatórias. Não é à toa que, segundo o relatório Avanade Trendlines: AI Value Report 2025, 53% das organizações ainda estão na fase de business case e 57% na etapa de prova de concorrência.

Muitos líderes ainda estão descobrindo como a maturidade tecnológica pode agregar institucionalmente a sua empresa, quais caminhos poderão ser seguidos, os riscos que a sua aplicação poderá trazer quando olhamos para fatores legais e, claro, o investimento em uma capacitação profissional para que seus colabores sejam capazes de integrá-la ao seu dia a dia.

Em outras palavras, a sua aplicação vem atrelada a uma série de obstáculos que podem se tornar um entrave para que a empresa evolua como deseja e não acumule gargalos pelo caminho, como a proteção de dados sigilosos, com as quais a tecnologia tem constantemente contato e que pode acabar colocando a reputação da companhia em risco, caso não seja gerenciado da maneira correta.

Para que uma empresa seja capaz de implementar a IA no seu dia a dia é primordial que ela invista em soluções com pontos de autenticação e segurança, por exemplo. Além disso, para que a tecnologia seja adotada em larga escala pela companhia, se torna necessário uma série de testes nas mais diferentes áreas da empresa, a fim de mapear possíveis falhas e garantir que a sua implementação rode sem imprevistos.

Por último, apostar em um treinamento para que a equipe saiba lidar com o gerenciamento de dados se torna tão importante quando a implementação da tecnologia, implementando uma transformação cultural dentro da empresa. Isso porque o próprio time precisa saber lidar com as inovações que estão chegando e entender que elas não estão lá para substituir as suas atividades, mas para otimizá-las e trazer um olhar mais estratégico para o dia a dia corporativo, melhorando a produtividade e qualidade de vida dos colaboradores como um todo.

A inovação é, sem dúvida, um caminho que deve ser seguido pelas corporações brasileiras ao longo do tempo. Hoje, 51% das empresas brasileiras planejam aumentar seus orçamentos em até 25% para projetos de IA generativa neste ano, segundo um estudo conduzido pela desenvolvedora de softwares, Avanade. Essa aplicação, porém, precisa ser realizada com cautela, sem pressa e com a estratégia necessária para que a empresa seja capaz de evoluir e não se prejudicar com percalços que possam surgir no caminho .

Rafael Figueiredo, fundador e CEO da D4Sign.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.