A aplicação da Inteligência Artificial tem, constantemente, ganhado espaço em debates dos mais diferentes setores da sociedade devido à sua aplicabilidade e eficiência quando olhamos para a otimização de processos em larga escala. Entretanto, ainda existem algumas barreiras significativas abrangendo não só padrões de ética como também normas regulatórias. Não é à toa que, segundo o relatório Avanade Trendlines: AI Value Report 2025, 53% das organizações ainda estão na fase de business case e 57% na etapa de prova de concorrência.
Muitos líderes ainda estão descobrindo como a maturidade tecnológica pode agregar institucionalmente a sua empresa, quais caminhos poderão ser seguidos, os riscos que a sua aplicação poderá trazer quando olhamos para fatores legais e, claro, o investimento em uma capacitação profissional para que seus colabores sejam capazes de integrá-la ao seu dia a dia.
Em outras palavras, a sua aplicação vem atrelada a uma série de obstáculos que podem se tornar um entrave para que a empresa evolua como deseja e não acumule gargalos pelo caminho, como a proteção de dados sigilosos, com as quais a tecnologia tem constantemente contato e que pode acabar colocando a reputação da companhia em risco, caso não seja gerenciado da maneira correta.
Para que uma empresa seja capaz de implementar a IA no seu dia a dia é primordial que ela invista em soluções com pontos de autenticação e segurança, por exemplo. Além disso, para que a tecnologia seja adotada em larga escala pela companhia, se torna necessário uma série de testes nas mais diferentes áreas da empresa, a fim de mapear possíveis falhas e garantir que a sua implementação rode sem imprevistos.
Por último, apostar em um treinamento para que a equipe saiba lidar com o gerenciamento de dados se torna tão importante quando a implementação da tecnologia, implementando uma transformação cultural dentro da empresa. Isso porque o próprio time precisa saber lidar com as inovações que estão chegando e entender que elas não estão lá para substituir as suas atividades, mas para otimizá-las e trazer um olhar mais estratégico para o dia a dia corporativo, melhorando a produtividade e qualidade de vida dos colaboradores como um todo.
A inovação é, sem dúvida, um caminho que deve ser seguido pelas corporações brasileiras ao longo do tempo. Hoje, 51% das empresas brasileiras planejam aumentar seus orçamentos em até 25% para projetos de IA generativa neste ano, segundo um estudo conduzido pela desenvolvedora de softwares, Avanade. Essa aplicação, porém, precisa ser realizada com cautela, sem pressa e com a estratégia necessária para que a empresa seja capaz de evoluir e não se prejudicar com percalços que possam surgir no caminho .
Rafael Figueiredo, fundador e CEO da D4Sign.