Brasil e Índia assinaram nesta segunda-feira (4/6) sete acordos, sendo quatro entre governos. A assinatura ocorreu após reuniões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o primeiro-ministro indiano Manmoham Sing e reunião ampliada com ministros dos dois países. Os acordos assinados foram nas áreas de co-produção audiovisual, cooperação para processamento de dados por sensoriamento de satélites, troca de experiências em questões aduaneiras e programa de intercâmbio acadêmico.
Outra parceria firmada possibilitará ações conjuntas da Petrobras e a empresa indiana de petróleo e gás. Também foi assinado acordo de cooperação entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o instituto indiano correspondente (National Consul for Applied Economic Research).
Em discurso durante a instalação do Fórum de Executivos Brasil-Índia, o presidente Lula destacou o papel das lideranças empresariais com o aprofundamento das relações econômico-comerciais entre os dois países. ?Nossas economias estão em franca expansão, abrindo caminho para um ciclo consistente de crescimento sustentado. Estão dadas as condições para nossos empresários explorarem as potencialidades comerciais de duas economias prósperas?, afirmou o presidente.
O Fórum de Executivos Brasil-Índia, que terá 15 altos executivos de cada país, será presidido pelo presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, e pelo empresário Ratan Tata, dono da maior indústria automotiva da Índia.
Com informações da Agência Brasil.