Conforme antecipado no início de maio pela reportagem de TI Inside Online, a UserID anunciou oficialmente nesta segunda-feira (4/6) o fim da parceria com a belgo-americana Vasco Data Security, após quase quatro anos atuando como representante oficial e exclusiva da empresa no Brasil. Nesse período, segundo a empresa, foram vendidos mais de 1,2 milhão tokens no país.
Inicialmente atuando como uma revenda da Vasco, a UserID, em 2004, intensificou a parceria com a empresa passando a atuar de forma exclusiva, pelo período de três anos. Segundo a UserID, ela treinou e credenciou mais de 40 revendas em 12 estados brasileiros e introduziu a tecnologia nos maiores bancos privados do país como o Bradesco, Unibanco e Itaú, além de mais de 50 clientes entre seguradoras, financeiras, indústria e o comércio.
Em comunicado à imprensa, a UserID informa que ambas as empresas decidiram antecipar o encerramento do contrato, que terminaria no dia 1º de julho, para 30 abril. Mas, na entrevista concedia à reportagem de TI Inside Online no dia 3 de maio, o diretor comercial, César Lovisaro, declarou que a notificação o havia pego de surpresa e que estava sendo analisada pelos advogados da empresa para saber que providências serão tomadas daqui para frente.
Com o rompimento da parceria, o suporte técnico deverá ser feito a partir de agora com as revenda ou diretamente com a Vasco, através do e-mail support@vasco.com ou do telefone +32 (2) 609-9700.
A UserID informa que continuará trazendo para o Brasil tecnologias inovadoras de segurança, e para tanto informa que fechou acordo com a norte-americana Imprivata, fabricante de appliances para single sign-on (SSO). A empresa diz, ainda, que criou uma divisão para o desenvolvimento de tecnologias e sistemas de segurança em ambiente de rede e mobile, plugins e interfaces de programação de aplicativos (APIs) para autenticação forte, infra-estrutura de chaves públicas (PKI), criptografia e integração de segurança em aplicativos, incluindo o ambiente de acesso multicanal aos serviços de instituições financeiras.