O monitoramento do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) do Banco Central está sendo feito por um sistema que mede o tempo de resposta e a disponibilidade como se fosse o próprio usuário, e usa como meio de acesso a Rede Nacional de Telecomunicações (RTM), administrada pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima).
A preocupação do BC com a implantação do sistema foi utilizar uma solução segura para auxiliar na manutenção e eficiência de um dos mais sofisticados sistemas eletrônicos de registro de títulos públicos. ?Desde que o novo Sistema de Pagamentos Brasileiros entrou em operação, em abril de 2002, nosso desafio é manter altos índices de disponibilidade do Selic, afinal estamos falando em registro de negociações de títulos públicos, com liquidação em tempo real?, explica Celso Tirre, gerente de TI da Andima.
De acordo com ele, para incrementar o atendimento aos usuários que, na grande maioria, são as instituições financeiras, o BC decidiu estabelecer níveis de serviços em várias instâncias. ?Sentimos a necessidade de fazer medições nos sistemas em relação à disponibilidade e tempo de resposta do ponto de vista do usuário?, conta.
Para essa tarefa, a Andima, na qualidade de parceira do BC para otimização da infra-estrutura de TI, escolheu o SiteSeeing, uma solução capaz de medir o tempo de resposta e a disponibilidade como se fosse o próprio usuário, usando a RTM como meio de acesso. Com essa iniciativa, o banco estabeleceu acordos de nível de serviço (SLAs) e deu aos usuários parâmetros de qualidade. As medições são feitas diariamente através do SiteSeeing e comparadas com os valores estabelecidos em SLAs.
?O SiteSeeing nos deu ferramental para montar uma base de dados capaz de nos suprir com números e argumentos. Agora conseguimos identificar onde estão os gargalos e até ajudar a solucionar as questões pertinentes aos clientes?,
afirma Tirre.