Apesar do atual cenário de desaceleração econômica, as empresas líderes do mercado de TI devem começar a se preparar para a retomada do crescimento e ter seus planos de ajuste à recuperação da demanda completamente estruturados até o início de julho deste ano, avaliou a consultoria Gartner.
Ela acredita que, caso as companhias se estruturem adequadamente para a retomada do crescimento esperado para o início de 2010, o setor de TI não terá problemas para se recuperar do período de recessão.
Apesar dos crescentes números de desemprego, empresas falindo, queda de crédito ao consumidor e redução dos lucros de forma geral, a consultoria vê que, recentemente, as equipes de TI têm trabalhado bastante em novos projetos, e isso vai refletir em bons resultados no fim da crise.
Kenny McGee, vice-presidente do Gartner, acredita que, assim que o cenário econômico melhorar, a demanda por novos projetos de tecnologia vai aumentar, e por isso as empresas têm que estar preparadas para suprir essa procura.
Porém, o analista alerta que esperar a retomada do mercado para depois tentar acompanhar o seu crescimento possivelmente vai ser nocivo para as companhias. McGee acha que as firmas têm que se antecipar aos movimentos do mercado.
- Recuperação à vista