A agência que regula a concorrência na Rússia anunciou nesta quinta-feira, 4, que iniciou um processo de investigação contra a Microsoft sobre o fato da empresa ter infringido as leis antitruste do país ao reduzir a distribuição do seu sistema operacional Windows XP sem qualquer justificação econômica ou técnica e estabelecer preços diferentes para o sistema operacional.
Segundo a agência, a Microsoft parou de vender o Windows XP em 30 de junho de 2008, tanto por venda avulsa quanto embarcado em PCs, enquanto ainda havia demanda no mercado pelo produto. A gigante de software tomou essa atitude quando lançou o seu novo sistema operacional Windows Vista.
O órgão regulador russo afirmou que após uma série de análises do mercado de sistemas operacionais realizadas no país, constatou-se que mudança para o novo sistema operacional Windows Vista ocorre enquanto ainda existia procura Windows XP.
"Ao analisar essas condições, constatamos que a Microsoft detém posição dominante sobre o mercado de sistema operacional no país", frisou o documento da agência russa.
Segundo o The Wall Street Journal, um porta-voz da Microsoft disse que a empresa não recebeu qualquer notificação da investigação.
O processo do órgão regulador da Rússia contra a Microsoft será julgado em 24 de julho de 2009.
- Na berlinda