Enquanto o CEO da Apple, Steve Jobs, afirma que a era dos PCs está com os dias contados, com a crescente perda de espaço para as novas máquinas como tablet PCs e smartphones, o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, avalia que o mercado de PCs continuará a avançar por muitos anos.
"Eu acho que as pessoas continuarão a utilizar PCs em números cada vez mais elevados por muitos anos à frente", analisou Ballmer, durante conferência realizada pelo All Things Digital, blog especializado em tecnologia vinculado ao The Wall Street Journal.
Jobs, por sua vez, observou que os computadores, incluindo os Macintosh da Apple, não seguirão em frente na nova era da computação. Ele avaliou que produtos mais portáteis como tablet PCs e smartphones, que oferecem navegadores de internet com touch screen e grande variedades de aplicativos, assumirão o lugar dos PCs na preferência dos consumidores.
As opiniões divergentes dos executivos confirmam o que cada um está projetando para o futuro, de forma que proporcione maior vantagem para suas empresas. A Microsoft domina o mercado de sistemas operacionais para PCs, tanto em desktops quanto em notebooks e netbooks. Entretanto, a companhia vem perdendo massivamente participação no segmento de smartphones e garantiu presença no segmento de tablet PCs apenas nos aparelhos da Asus, que ainda não foram lançados. Por esse motivo, um cenário de manutenção do atual domínio de PCs seria mais positivo para a Microsoft.
Já a Apple tem na outra realidade maiores chances de ampliar os seus negócios. Isso porque a empresa, apesar de ter relevância para os resultados, não garantiu forte presença no mercado global de PCs com seus Macintoshs, mas nos segmentos de smartphones e tablet PCs a companhia detém grande força com o iPhone e o iPad, respectivamente.
- Estratégia