A Databricks anuncia o lançamento do Databricks AI Fund, segundo fundo de investimentos estratégicos da Databricks Ventures, braço da companhia que acelera negócios de diferentes segmentos. O objetivo é injetar capital em startups inovadoras que operam com IA e que compartilham a visão da empresa sobre a importância de plataformas de dados e modelos open source.
Da mesma forma que os softwares dominaram o mundo, a Databricks prevê a ascensão da IA dominando os softwares. E o Databricks AI Fund vem justamente para acompanhar a rápida evolução da IA, reforçando o compromisso da companhia em apoiar a nova geração de startups e fundadores nesse mercado.
Outro foco da empresa é fortalecer a integração desse ecossistema com sua Plataforma de Inteligência de Dados, por isso, a Databricks investe em startups em fase inicial e de crescimento, que utilizem ou facilitem o uso da IA de forma inovadora na própria ferramenta da companhia. Essas startups compartilham a visão de modelos de dados open source e o compromisso da empresa em usar o poder da inteligência de dados para beneficiar os clientes.
Em dezembro de 2021, a Databricks lançou seu primeiro fundo de investimentos, apostando em mais de 25 empresas. Isso resultou em um ecossistema mais robusto, em que as companhias do portfólio oferecem soluções inovadoras e de alto valor aos seus clientes.
Desde o último semestre, a Databricks deu um salto significativo no futuro da IA, ao investir em 6 startups: Anomalo, Cleanlab, Glean, Mistral AI, Perplexity e Unstructured. Cada uma delas contribui com soluções únicas para o ecossistema da Databricks, desde o desenvolvimento de LLMs de código aberto (Mistral AI), até o monitoramento da qualidade de dados com IA (Anomalo).